sexta-feira, 31 de maio de 2013

Índios tentam mais uma vez invadir a fazenda em Sidrolândia.

31/05/2013 15h36 - Atualizado em 31/05/2013 20h08

Índios em MS voltam a ocupar sede de fazenda em Sidrolândia, diz Funai

Nova ocupação foi confirmada pelo coordenador local, Jorge das Neves.
Grupo havia deixado propriedade na tarde de quinta (30) após confronto.

Do G1 MS
160 comentários
Pasto em fazenda é incendiado pelos índios terena na quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)Pasto em fazenda é incendiado pelos índios terena nesta sexta-feira (31) (Foto: Reprodução/TV Morena)
Índios da etnia terena voltaram a ocupar, nesta sexta-feira (31), a sede da fazenda Buriti, emSidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Segundo o coordenador local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Jorge das Neves, cerca de 250 indígenas chegaram à sede da propriedade por volta das 11h e estão montando barracas.

Um dos acessos à fazenda tinha sido bloqueado pelos terena, conforme informação do comando-geral da Polícia Militar (PM).
Em entrevista na tarde desta sexta-feira (31), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, confirmou a nova invasão na fazenda Buriti. Segundo ele, os índios atearam fogo no mangueiro, destruíram o restante doimóvel e queimaram pontes de acesso à propriedade.

Riedel considerou “uma fatalidade” a morte que ocorreu no confronto entre índios e policiais durante a reintegração de posse da fazenda. “Não estamos defendendo uma guerra armada”, garantiu. A entidade diz ter conhecimento de movimentação de indígenas de outras etnias em direção à Buriti.
Casa na fazenda incendiada pelos índios terena na quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)Casa na fazenda incendiada pelos índios terena na
quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)
A nova ocupação da fazenda ocorre um dia após o confronto entre os terena e policiais federais e militares durante a reintegração de posse da área. Na ocasião, um indígena de 36 anos morreu; vários índios e quatro policiais ficaram feridos. O grupo da etnia terena havia deixado a área na tarde de quinta-feira (30).
Sidrolândia 31-05 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Disputa judicial
A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Mas até hoje a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório.

Em 2004, a Justiça Federal declarou que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal recorreram. Em 2006, o Tribunal Regional Federal modificou a primeira decisão e declarou a área como de ocupação tradicional indígena. Produtores rurais entraram com recurso e conseguiram decisão favorável em junho do ano passado.

Outra ocupação
Nesta sexta-feira (31), aproximadamente 70 indígenas da etnia terena ocuparam a fazenda Esperança, em Aquidauana, a 143 km de Campo Grande. A ocupação foi confirmada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Não há informações se propriedades vizinhas também foram ocupadas.

NO ULTIMO DIA 29/05/2013 ACONTECEU EM MARI. NO SALÃO CHICO MENDES A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

             Fotos da Conferência Municipal das Cidades. o locutor cerimonial  Natan fez o chamado dos membros para compor a mesa, o ,Diretor de Cultura Assis Firmino, Secretária de Educação Cibelle, Vereador e Presidente da Câmara Zé Marins, Dedé chefe de gabinete da prefeitura, e o Prefeito Marcos Martins.e outras  autoridades. nesta conferência estavam presentes o Secretário de Transportes Tobe o Secretário de Obras Zé Rodrigues, a Secretária de Assistência Social  a Primeira Dama Andressa. esteve presentes também a população de modo geral.
Clik Sobre a Foto Para Ampliar












Fotos de David Myke

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Secretária de Assistência social. Andressa uma Jovem com a mente fértil vem mostrando que está com muita vontade. de fazer varias ações pelos menos favorecidos e o povo humildes de Mari.

            Parabém pela iniciativa da primeira Dama Andressa. de realizar também um almoço para os idosos-  
de nossa cidade; no restaurante do lebrão. o Prefeito Marcos Martins participou do almoço dos idosos -    
e falou quer sempre  vai apoiar a sua esposa com os trabalhos que ela estar para realizar afrente da secretaria. de assistência social do nosso município  para o Prefeito Marcos Martins segundo ele falou que-
e prefeito de todos Marienses e ele não está preocupado com as criticas dos adversários quer torce para que o seu governo venha fracasa.  
     outra autoridade que esteve presente como sempre foi o Vereador Zé Martins.  clique na foto para ampliar             





































Fotos de David  Myke

NÃO DESISTA DIANTE DAS CRITICAS.

Da ação

qui, 30/05/13  qui, 30/05/13
Faça o que tiver que fazer. Com coragem ou com indecisão, não importa: siga adiante.
Claro que você irá escutar opiniões desfavoráveis. Mas, antes de dar ouvidos a qualquer coisa, procure saber se quem dá estas opiniões já realizou um trabalho melhor que o seu. Geralmente, quem critica nunca viveu seu próprio sonho; apenas os vencedores são tolerantes e generosos.
Por que, então, criticam? Porque, a cada passo que você dá adiante, esta pessoa ficou um passo atrás. Para ela, é duro aceitar que você está atingindo tudo que ela julgou inalcançável. Confia em Deus e segue adiante – escutando os conselhos, e evi­tando as críticas. Você errará muitas vezes; não tem importância. Errar faz parte do caminho.
“O latido de um cão não afeta o curso das nuvens”, diz um pro­vérbio árabe.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O PREFEITO MARCOS SE FEZ PRESENTE DO INICIO AO FIM. DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLECENTES



    A Primeira Dama Andressa, vem trabalhando incansavelmente na Administração um Marcos de trabalho lll.  ela já realizou a Festa das Mães do PETI E  e do PROJOVEM. e mais uma vez ela não tem medido.  
esforços deu total apoio ao Movimento do dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e - Adolecente.
   o evento contou  com as participações das escolas municipal e estadual da nossa cidade ao final do movimento os diretores das escolas receberão troféu de participação. clik na foto para ampliar

































































Fotos: Del Foto Estúdio