quarta-feira, 30 de outubro de 2013

5º)Blog delfotoradialista@hotmail.com


uarta-feira, 30 de outubro de 2013

Paralisação de professores deixa 300 mil alunos sem aula em toda a Paraíba

Reunião com o Ricardo Coutinho
Reunião com o governador Ricardo Coutinho
Cerca de 300 mil estudantes deverão ficar sem aulas a partir desta quarta-feira (30), devido à paralisação dos professores e técnicos da educação pública do Estado. A classe reivindica o cumprimento das ascensões previsto no Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) e gratificações junto com o pagamento do Piso Nacional. 
Os sindicalistas ainda lutam melhorias de condições de trabalho, pagamento do Piso Nacional com retorno das gratificações removidas após aplicação das bolsas de produtividade. 
Nessa terça-feira (29), o  governador Ricardo Coutinho recebeu na Granja Santana, a diretoria da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP-PB). Na pauta do encontro, as propostas de revisão dos planos de progressão e melhorias salariais. Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) e secretários de Estado.
Durante a reunião, ficou definido que será publicada no Diário Oficial do Estado a criação da comissão para estudar os parâmetros das progressões salariais. O governador Ricardo Coutinho reafirmou o esforço do Estado para instituir uma Data Base em janeiro com olhar diferenciado para algumas categorias, como o magistério e a segurança pública. “Ao magistério concedemos um reajuste médio de 10%, através da recomposição da tabela, atendendo demanda da categoria, pagando o piso nacional e incluindo o 14º e em alguns casos o 15º salário com os programas Mestres da Educação e Escola de valor”, lembrou.
O presidente da APLP, Francisco Fernandes, afirmou que a reunião foi importante para a abertura de um diálogo sobre as progressões salariais e os níveis da categoria. “Defendemos uma progressão salarial por titulação como forma de estimular a qualificação dos professores. Estamos dando os primeiros passos e temos tempo para dialogar e avançar. Sem o diálogo não chegaremos a lugar nenhum”, comentou.
Francisco Fernandes reconheceu avanços na educação com a convocação de concursados, a instituição de uma data base e do 14º e 15º salários que considerou serem ótimos mecanismos para estimular o professor. “Dentro da associação orientamos todos os docentes a inscreverem seus trabalhos. É um estímulo para a pesquisa, a elaboração de projetos que inserem os alunos na prática acadêmica”, observou.
A secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, avaliou a reunião com os professores como positiva e esclarecedora com a colocação na mesa das propostas da categoria e a realidade financeira do Estado. “Estamos formando uma comissão bastante representativa para estudarmos as progressões salariais e pretendemos, já na próxima semana, nos reunirmos novamente com a categoria”, informou a secretária.
Participaram da audiência os diretores da APLP, Francisco Fernandes, Bartolomeu Pontes, Lúcio Barbosa e Fernando Lira; e as secretárias de Administração, Livânia Farias, e de Educação, Márcia Lucena.
Da Redação com correio

4º) Blog delfotoradialista@hotmail.com

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CEF autoriza liberação do empréstimo da Cagepa, anuncia Ricardo Coutinho

CEF autoriza liberação do empréstimo da Cagepa, anuncia Ricardo Coutinho
Depois de uma novela que durou quase dois anos, o dinheiro do empréstimo da Cagepa chegará aos cofres da companhia. O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) durante entrevista ao vivo ao Conexão Direta, da TV Arapuan, desta terça-feira.
Ricardo declarou que recebeu horas antes da entrevista comunicado da Caixa Econômica Federal anunciando que o empréstimo havia sido autorizado. Serão quase R$ 150 milhões que servirão para quitar todos os empréstimos da Companhia, reduzindo a despesa mensal e possibilitando maior margem de investimentos.
Aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, o empréstimo estava emperrado há meses na burocracia da Secretaria Nacional do Tesouro.
Ricardo informou que vai marcar com a superintendência da Caixa Econômica Federal da Paraíba uma data para fazer uma solenidade de repasse simbólicos dos valores para Cagepa.
Da Redação
com Blog de Luís Tôrres

terça-feira, 29 de outubro de 2013

³) Blog: delfotoradialista@hotmail.com


              

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em MARI - Veja Fotos: Grupo é detido pela Polícia Militar após assalto ao Multibank

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em MARI - Veja Fotos: Grupo é detido pela Polícia Militar após assalto ao Multibank
Foto: acusados pelo assalto ao estabelecimento
Um grupo de jovens e adolescentes foi pego pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (29), após assaltar um correspondente bancário (Multibank) na cidade de Mari, na região da Mata Paraibana. Entre os detidos estão três adolescentes.
Em MARI - Veja Fotos: Grupo é detido pela Polícia Militar após assalto ao Multibank
Dinheiro, armas e demais objetos encontrados com os acusados
De acordo com capitão David Batista, comandante da Cia de Sapé, os acusados assaltaram o estabelecimento no centro da cidade e tentaram fugir levando R$ 2.629,00. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o grupo.
“Fizemos a interceptação já na zona rural da cidade quando eles tentavam fugir por uma estrada que dá acesso a cidade de Mamanguape. Conseguimos recuperar o dinheiro e apreender um revólver calibre 38. Um veículo Pálio de cor verde foi usado pelos criminosos para fugir”, disse o capitão.
Em MARI - Veja Fotos: Grupo é detido pela Polícia Militar após assalto ao Multibank
Correspondente bancário
Foram presos Douglas dos Santos, 21 e Tiago Silva de Santana, 24 anos. Os adolescentes apreendidos têm 15,16 e 17 anos. Todos residem no bairro de Valentina, em João Pessoa, conforme informou o capitão.
Em MARI - Veja Fotos: Grupo é detido pela Polícia Militar após assalto ao Multibank
PM apreendeu carro e dinheiro com o grupo
Douglas e Tiago serão encaminhados para o Presídio de Sapé. Os menores vão ser levados para o Centro Educacional do Adolescente, na Capital.
  Da Redação com Hyldo Pereira / Capitão Batista

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

²Blog:delfotoradialista@hotmail.com




            No último Domingo 27/10/2013 o garoto Abraão completou 4º Aninhos de vida.
   Abraão recepcionou os seus amiguinhos no auditório do colégio José Paulo de França,
  Entres os convidados estavam os seus familiares e outros convidados;
   Fotos Del Foto. 
             













¹Blog: delfotoradialista@hotmail.com

egunda-feira, 28 de outubro de 2013


Dois homens são assassinados a tiros na região metropolitana de João Pessoa

Homem morto no bairro do Rangel, na Capital
Homem morto no bairro do Rangel, na Capital
Dois homens foram assassinados na noite desta segunda-feira (28) na região metropolitana de João Pessoa. Os crimes foram registrados em João Pessoa e Santa Rita. Ninguém foi preso.
O último crime ocorreu no bairro do Rangel, na Capital paraibana. Segundo informações da Polícia Militar, Maurício Ramos, 35 anos, foi assassinado quando chegava em uma ‘feira de troca’. O acusado é um homem que estava em uma bicicleta. Ele efetuou vários disparos.
A vítima ainda tentou fugir dos tiros, mas caiu morta em frente de uma residência. Familiares disseram que o homem não tinha passagem pela polícia nem envolvimento com drogas.
Já na cidade de Santa Rita, um homem de 35 anos, foi assassinado no bairro Marcos Moura. A vítima caminhava por uma rua da comunidade quando foi interceptado por homens em uma motocicleta que efetuaram os disparos.
O homem ainda chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa onde morreu antes de receber atendimento médico.
Da Redação com Aguinaldo Mota

Blog: delfotoradialista@hotmail.com

José Maranhão: PMDB quer total apoio do PT

Maranhão quer voltar a unir o PMDB e o PT para tentar conquistar o governo do Estado
Governo | Em 28/10/13 às 09h17, atualizado em 28/10/13 às 09h22 | Por Jornal Correio da Paraíba/ Mislene Santos
José Maranhão
José Maranhão
O PMDB da Paraíba vem dando provas, cada vez mais consistentes, de que não abrirá mão do apoio do PT para a disputa das eleições de 2014. Aliados de longas datas, os dois partidos seguiram caminhos diferentes em 2012, no primeiro turno, pela briga da prefeitura de João Pessoa. No segundo, os peemedebistas apoiaram a candidatura de Luciano Cartaxo. O ex-governador e presidente estadual da legenda, José Maranhão, preferiu ficar neutro.
Agora, Maranhão quer voltar a unir o PMDB e o PT para tentar conquistar o governo do Estado. Ele vem dando indícios de que se for preciso recorrerá a Executiva Nacional do PMDB para selar a aliança.
“É natural que o PMDB nacional exija reciprocidade do PT já que nós estamos apoiando o Governo Federal. Além disso, a tendência do partido é apoiar à reeleição de Dilma. Esperamos a reciprocidade do PT ao pré-candidato do Governo do Estado Veneziano Vital do Rêgo”, afirmou.
Confira a matéria na íntegra na edição desta segunda-feira (27), no Jornal Correio da Paraíba. 

Notícias relacionadas

Blog:delfotoradialista@hotmail.com

Zezé di Camargo termina novo namoro por conta da ex Zilu

De acordo com a publicação, Zezé terminou o relacionamento e cogita retomar o casamento de 20 anos com Zilu
Celebridades | Em 28/10/13 às 11h17, atualizado em 28/10/13 às 11h21 | Por Redação
ReproduçãoZezé e Zilu
Zezé e Zilu
Zezé Di Camargo teria terminado o namoro com a jornalista Graciele Lacerda após a temporada em que Zilu ficou no Brasil. Zilu teria abalado o novo relacionamento do cantor. A ex-mulher de Zezé ficou hospedada da mansão da família Camargo e circulou pelos eventos como a "primeira-dama".
Enquanto isso, Zezé teria proibido Graciele de aparecer nos mesmos eventos que Zilu, enquanto a família da jornalista fazia pressão ao contrário, para o sertanejo assumir a jornalista.
De acordo com a publicação, Zezé terminou o relacionamento e cogita retomar o casamento de 20 anos com Zilu. Os dois anunciaram a separação em agosto do ano passado.
Amor só de mãe
Na última semana, Zezé publicou uma mensagem enigmática em seu Instagram. O cantor fez um desabafo que preocupou os fãs, que passaram a paparicar o músico na rede social.
— Estou muito triste com o ser humano. A gente pensa que conhece as pessoas, mas somos sempre surpreendidos. Amor só de mãe. Fui!

Blog:delfotoradialista@hotmail.com

Farmacêutica e motorista são sequestrados em JP e na BR 230; ninguém foi preso

Primeira vítima foi liberada pelos bandidos, mas ficou trancada em um lavas-jato; segunda pessoa foi abandonada em um canavial, perto da rodovia federal
Polícia | Em 28/10/13 às 17h35, atualizado em 28/10/13 às 18h02 | Por Redação
PM ainda procura pelos sequestradoresReprodução/Bayeux Jovem
PM ainda procura pelos sequestradores
Duas pessoas foram sequestradas nesta desta segunda-feira (28) em diferentes locais das Paraíba. As vítimas foram uma farmacêutica, em João Pessoa, e um motorista de transporte alternativo que fazia rotas na região de Guarabira, a 100 km da Capital.
No final da manhã, a farmacêutica de 45 anos foi sequestrada por três homens armados depois que ela saiu de uma casa lotérica, localizada perto de um posto de combustíveis na Avenida Ruy Carneiro, nos Expedicionários.
Os criminosos a levaram para o bairro do Bessa, orla da Capital, no carro dela, mas algumas pessoas perceberam a ação e acionaram a polícia. Os bandidos deixaram a farmacêutica trancada num lava-jato e nesse local eles roubaram outro automóvel para fugir.
O trio foi até o bairro João Agripino, onde abandonou o segundo automóvel roubado. A polícia localizou esse carro e encontrou pertences da farmacêutica.
Ela teria sido agredida com uma coronhada na cabeça e permaneceu trancada no lava-jato, junto com o dono do outro caro roubado.
Apesar da polícia ter localizado os automóveis, ninguém foi preso.
Outra pessoa sequestrada foi um motorista de transporte alternativo, que levava passageiros para Guarabira, na tarde desta segunda, no Brejo paraibano.
Segundo a polícia, ele foi abordado por quatro pessoas, amarrado e levado para um canavial, onde foi libertado. O motorista conseguiu se soltar das cordas, correu para a BR 230 e pediu ajuda.
O carro foi levado pelos criminosos, que ainda não haviam sido localizados até 17h desta segunda-feira (28).

Blog: delfotoradialista@hotmail.com

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MARI - Veja Fotos: Ex-presidiário é morto a tiros no bairro Pasto Novo na noite deste domingo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MARI - Veja Fotos: Ex-presidiário é morto a tiros no bairro Pasto Novo na noite deste domingoDepois de um bom tempo sem registros de violência, a Polícia Militar do município de Mari-PB, na região da Zona da Mata paraibana, voltou a registrar um homicídio ocorrido na noite deste domingo (27).
Segundo as informações repassadas para a Polícia Militar, Leandro dos Santos (foto ao lado), 20 anos de idade, residente na rua Cícero Bezerra da Silva, no Bairro Pasto Novo, bebia com alguns amigos, na calçada de uma casa, próxima à sua residência, quando chegaram dois homens de moto, encapuzados, e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra ele e fugiram em seguida. Léo, como era mais conhecida a vítima, levou cinco tiros, que o atingiram na cabeça e pelo corpo, e morreu no local.
Outra informação colhida pelos policiais, dão conta de que Leandro, já havia cumprido pena no CEA, quando ainda era menor de idade.
Em conversa com o Tenente Sabino, comandante do policiamento militar da cidade de Mari, o crime trás características de execução.
A perícia foi chamada e após a liberação do corpo, o GEMOL fez a remoção do cadáver para ser necropsiado.
Foto - crédito: Edu Chaves

Da Redação do Mari Fuxico
Com Pedro Júnior (mídia.net)

sábado, 26 de outubro de 2013

Blog:delfotoradialista@hotmail.com

sábado, 26 de outubro de 2013

Gasolina com "z" na prova do Enem vira piada em redes sociais

sábado, 26 de outubro de 2013


Gasolina com "z" na prova do Enem vira piada em redes sociais

O texto da questão reproduz o diálogo de uma charge da época do governo JK. Inep informou que é preciso levar em conta o contexto histórico

O texto usado em uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 virou motivo de deboche nas redes sociais. No trecho, a palavra gasolina é escrita com "z". O texto foi retirado de uma charge que ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek. Confira:

"JK - Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com "gazolina" brasileira. Que mais quer?
JECA - Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!"

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que as questões pedagógicas da prova serão analisadas posteriormente, mas que, no caso desse texto, é preciso levar em consideração o contexto histórico e que a prova reproduz o exatamente o que estava na charge, respeitando os direitos autorais.

Os candidatos, porém, foram implacáveis e postaram comentários nas redes sociais dizendo que era um erro inadmissível. Alguns defenderam o exame e afirmaram que se tratava apenas de um fragmento da prova fora de contexto.





Da Redação
com 'eu estudante'



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Blog:delfotoradialista@hotmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FOTO: PM de Lagoa Seca/PB prende grupo acusado de matar garoto em tentativa de assalto


FOTO: PM de Lagoa Seca/PB prende grupo acusado de matar garoto em tentativa de assalto
FOTO: Divulgação/2°BPM
Os policiais do 2° BPM, liderados pelo tenente-coronel Souza Neto, agiram rápido e conseguiram localizar e prender parte da quadrilha de criminosos envolvida na tentativa de assalto que acabou com a morte do estudante Lucas Araújo da Silva, que tinha 12 anos de idade e foi assassinado com dois tiros na madrugada desta quinta-feira, no bairro São José em Lagoa Seca.

A operação da PM durou mais de 12 horas e contou com a participação dos PMs do destacamento de Lagoa Seca, da Patrulha Rural e ainda com o apoio do agente Duarte da Polícia Civil. Comandados pela tenente Mônica, os policiais começaram a realizar buscas ainda na manhã desta quinta-feira. Todo o trabalho foi iniciado a partir do depoimento das testemunhas. O relato do pai do garoto foi fundamental para a localização do bando.

Foram apreendidos dois adolescentes, um de 14 e outro de 16 anos e ainda uma jovem, identificada como Crislane do Nascimento Araújo, que tem 18 anos, e foi autuada por tráfico de drogas – já foi detida com vários papelotes de maconha – e ainda corrupção de menores. Segundo a PM, a jovem seria espécie de 'mentora' das ações criminosos. Todos os acusados são moradores do bairro São José em Lagoa Seca.

Um dos adolescentes chegou a ser capturado ainda durante a tarde, mas após ser ouvido, o delegado Everaldo Alves de Miranda resolveu liberá-lo. Mesmos assim, como tinham informações que comprovavam o envolvimento do jovem com o crime, os policias militares continuaram o trabalho, mesmo sem apoio do delegado.

Cerca de uma hora depois, os PMs conseguiram recapturar não só o primeiro envolvido como outro comparsa. Na delegacia os dois confessaram participação no crime, mas apontaram um outro bandido como sendo o autor dos disparos. “A gente queria apenas roubar a moto, mas a parada deu errada. Não queríamos matar ninguém, só queríamos a moto” confessou o jovem de 16 anos, que também acabou revelando que já havia praticado outros roubos e furtos de motos em Lagoa Seca.

De acordo com os menores, o autor dos disparos foi um homem identificado apenas como ‘Rafael Maromba’ que seria morador do vizinho município de São Sebastião de Lagoa de Roça.

A PM ainda faz buscas para tentar localizar o quarto envolvido e a arma do crime.

Do destacamento de Lagoa Seca, participaram da operação exitosa os PMs: Sgt Santino (comandante do destacamento), Cb Rocha e o Sd Ismael.

Os menores serão encaminhados para o Lar do Garoto, já a jovem, levada para o Presídio Feminino do Serrotão.




Da Redação
com Márcio Rangel

Blog: delfotoradialista@hotmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projetos que ampliam o direito à licença-maternidade são aprovados na Câmara da Capital


Autoria é do vereador Bruno Farias (PPS)
Autoria é do vereador Bruno Farias (PPS)
Foram aprovados, na sessão ordinária desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), dois Projetos de Emenda à Lei Orgânica (PELO), de autoria do vereador Bruno Farias (PSS), que vão fazer diferença na vida das funcionárias públicas municipais. O intuito é assegurar a todas as servidoras, e não só às efetivas, o direito à licença-maternidade.
Para isso, o PELO 01/2013 objetiva alterar o sexto parágrafo do artigo 221, que assegura a licença-maternidade às servidoras municipais, passando a contemplar todas as servidoras efetivas, comissionadas, prestadoras de serviço e contratadas no município de João Pessoa.
O PELO 02/2013, em complemento ao primeiro, tem o intuito de acrescentar o sétimo parágrafo no artigo 221, que assegura a licença-maternidade também à servidora municipal que adotar criança com deficiência.
“Temos que levar em consideração que todas são mulheres e mães, portanto, merecem ser tratadas de forma isonômica, independente de sua forma de contratação. Não podemos segregar em razão de um simples regime de contratação. Esse é o objetivo dos dois projetos pelos quais, com tanto afinco, lutei e espero ver concretizados”, justificou o vereador.
Os dois projetos, depois de aprovação unânime em dois turnos, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24), na CMJP, aguardam a sanção do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT).


Da Redação com Ascom



Bolg: delfotoradialista@hotmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lei obrigará Cagepa a instalar bloqueador de ar em hidrômetros; medida pode diminuir conta d'água


Lei obrigará Cagepa a instalar bloqueador de ar em hidrômetros; medida pode diminuir conta d'águaA Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (22) projeto de autoria do deputado Jutay Meneses (PRB) que garante aos paraibanos um pagamento mais justo de suas contas de água. De acordo com a proposta, a Cagepa fica obrigada a instalar um equipamento bloqueador de ar no hidrômetro dos usuários paraibanos, caso solicitem.

Segundo Meneses, o aparelho - colocado antes depois do medidor -irá evitar que bolsas de ar acionem a válvula de medição e continuem sendo contadas como água.

“Hoje, da forma que está, estamos pagando até pelo ar que chega às nossas torneiras. Uma conta rápida deixa claro o prejuízo: imaginemos que de 100% da água consumida em uma casa, 5% seja ar. Na hipótese de uma cobrança de R$ 100, R$ 5 seria pelo ar inútil que passa por nossos canos. Em um ano, veríamos R$ 60 literalmente jogado fora; mais da metade de uma conta do mês”, explicou Jutay.

Um detalhe destacado por Jutay mostra que o novo equipamento irá por um fim a essa cobrança injusta. Lembra ele que a taxa de esgoto é calculada em cima do valor de água consumido que, até a promulgação da lei, está sendo adulterada pela passagem do ar.

A lei agora segue para a sanção do governador do Estado.




Da Redação com Assessoria