terça-feira, 31 de março de 2015

Ainda tem prefeito cara de pau, que pra dar um emprego a uma pessoa vai perguntar qual o estudo que apessoa tem, tenham vergonha, primeiro olhe pra vocês;

Mais da metade dos prefeitos da PB não têm ensino superior e quase 15% só têm o fundamental

Dos 223 prefeitos que comandam as cidades da Paraíba, 114 não têm formação superior e, desses, 33 só têm ensino fundamental. Sete gestores que atualmente estão à frente de prefeituras paraibanas sequer terminaram o nível primário de educação.
 Por: Nice Almeida


prefeitos_escolaridade
A educação é um dos dez direitos sociais garantidos pela Constituição Federal a todo cidadão brasileiro. E ela deve chegar até os mais longínquos recantes e não pode fazer distinção de cor, raça ou crença. Mas, o que fazer em um município onde nem mesmo o seu gestor tem um grau de instrução condizente com o cargo o qual ocupa?

De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas dos Municípios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais da metade dos prefeitos paraibanos (51,12%) não têm ensino superior. Pior que isso. Segundo os dados, 14,80% só têm o ensino fundamental, que é aquele que vai do 1º ao 9º ano, ou 2ª a 8ª série, como se dividia antigamente a estrutura educacional brasileira. Alguns deles até chegaram a entrar no ensino médio, mas não completaram.
Isso quer dizer que, dos 223 prefeitos que comandam as cidades da Paraíba, 114 não têm formação superior e, desses, 33 só têm ensino fundamental.  Sete gestores que atualmente estão à frente de prefeituras paraibanas sequer terminaram o nível primário de educação. Outros 16 conseguiram finalizar esse grau de instrução.
Dez desses chefes do Poder Executivo Municipal ainda entraram no nível médio, mas não terminaram e 54 conseguiram finalizar esse grau. Vinte e sete prefeitos conseguiram ingressar na universidade, mas não concluíram os cursos. Apenas 82 (36,77%) conquistaram um diploma de ensino superior e 27 (12,10%) têm pós-graduação.
A média de prefeitos da Paraíba que não têm ensino superior ultrapassa a nordestina que é de 48,16%. No Nordeste dos 1.794 Chefes do Executivo, 864 só têm até o ensino médio. Esse índice também supera o brasileiro, que é de 47,54%, ou seja, dos 5.570 prefeitos do país, 2.648 têm apenas até o nível médio como grau de instrução.
Secretários mudam o roteiro
O índice de gestores municipais de saúde que não têm nível superior de ensino também não é baixo, mas nem de longe se compara ao resultado dos prefeitos, conforme o IBGE. Os dados revelam que dos 223 secretários que comandam a pasta da saúde, 55 (24,7%) não conquistaram diploma em uma universidade ou faculdade.
No caso dos gestores da saúde o quadro ficou assim, segundo o IBGE: dois só têm o ensino fundamental; um tem ensino médio incompleto; 24 possuem o nível médio completo; 28 o superior incompleto; 108 têm superior completo; e 60 possuem pós-graduação.

Mais de 500 mil alunos ficam sem aula por conta de paralisação de professores

Desde ontem, os servidores estaduais estão paralisados e programam para a tarde de hoje uma Assembleia Geral para decidir se entrarão ou não em greve.
 Por: Rebeca Carvalho


M2081S-1029
Mais de 500 mil alunos ficarão sem aula nesta terça-feira (31) na Paraíba devido à paralisação dos professores do estado e à greve da categoria na Prefeitura de João Pessoa.

Desde ontem, os servidores estaduais estão paralisados e programam para a tarde de hoje uma Assembleia Geral para decidir se entrarão ou não em greve.
Representantes da categoria se reuniram ontem com o governador Ricardo Coutinho (PSB) que garantiu estudar a antecipação da segunda parcela do reajuste concedido no início deste ano, prevista para ser paga no mês de outubro.
Os professores reivindicam o cumprimento do pagamento do piso nacional do magistério e a revisão no Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR).
Já os educadores de João Pessoa decidiram manter a greve, apesar de a Justiça ter decretado a ilegalidade do movimento. Eles cobram um reajuste de 16% retroativo a janeiro, para ativos e aposentados e atualização do pagamento do piso salarial nacional para os professores prestadores de serviço (PS), reajuste no mesmo percentual na data base para os funcionários da educação e modificações do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), dentre elas a garantia do afastamento para cursar pós-graduação sem perdas, com ampliação do tempo das licenças e a progressão funcional para quem está em estágio probatório.
A Prefeitura da Capital chegou a oferecer uma contraproposta de 3% e se comprometeu com a formação de uma comissão que avalie o desenvolvimento do repasse do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Pelo que foi acordado, uma renegociação do percentual oferecido poderá ser feito no mês de agosto caso haja melhoria no volume de repasse dos recursos.
Além disso, os professores de Cabedelo e técnicos de oito campi da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também estão em greve.

domingo, 29 de março de 2015

FOTOS – Homem é alvejado com vários disparos de arma de fogo em Mari/PB no início da manhã deste domingo (29)
11079771_771946809569499_1380644059_n 11091223_771946792902834_938243976_nUma tentativa de homicídio foi registrada pela polícia por volta das 5h00 da manhã deste domingo (29) na cidade de Mari, Zona da Mata da Paraíba.
Segundo informações colhidas pela reportagem do ExpressoPB, a vítima que é deficiente físico tinha acabado de chegar de um bolão de vaquejada e ainda dentro do carro teria sido alvejado com vários disparos de arma de fogo.
A polícia militar ao chegar ao local, no Bairro Pasto Novo, identificou a vítima apenas pelo apelido de ‘Chiroca’.
O Samu foi acionado e socorreu com vida a vítima para o Hospital de Trauma da Capital.
Mais informações a qualquer momento.
Da Redação 
Do ExpressoPB 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Comandante de avião tentou reabrir cabine com machado, diz jornal

Um porta-voz da companhia Germanwings confirmou ao Bild que os aviões A320 contam com a presença de um machado, que é “parte do equipamento de segurança”.
 Por: Rebeca Carvalho



csaacO piloto do Airbus A320 que ficou trancado do lado de fora da cabine no momento da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, tentou abrir a porta com um machado, afirma o jornal “Bild” nesta sexta-feira (27), que cita fontes das forças de segurança.
Depois que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião por razões desconhecidas, o comandante do voo, que havia deixado a cabine para ir ao banheiro e que não teve acesso ao local na volta, utilizou um machado para forçar a porta blindada, segundo as fontes, e tentar impedir a tragédia que matou 150 pessoas, segundo a publicação.
Um porta-voz da companhia Germanwings confirmou ao Bild que os aviões A320 contam com a presença de um machado, que é “parte do equipamento de segurança”.
A polícia alemã realizou buscas na casa do copiloto Andreas Lubitz, que, segundo as autoridades francesas, “parece ter derrubado deliberadamente” o avião da Germanwings na última terça-feira (24) nos alpes franceses.
A polícia saiu da casa dos pais de Andreas, na cidade de Montabaur, com caixas e sacolas com pertences da família, além de um computador. Também foram feitas buscas por quatro horas em um apartamento em Düsseldorf, onde o copiloto morava, de acordo com a imprensa alemã.
Os detetives da polícia procuraram pistas sobre a motivação do copiloto em derrubar o avião de maneira deliberada. As buscas tiveram como foco documentos pessoais, disse o gabinete do procurador em Düsseldorf, de acordo com o “Die Welt”.
Segundo a promotoria francesa disse nesta quinta (26), o copiloto do avião da Germanwings assumiu o controle da aeronave enquanto o piloto estava do lado de fora da cabine. “Nenhuma mensagem de socorro ou urgência foi recebida por controladores de tráfego aéreo e nenhuma resposta foi dada a todas as chamadas dos vários controladores de tráfego aéreo”, disse o promotor Brice Robin.
“A interpretação mais plausível para nós é que o copiloto, por uma abstenção voluntária, se recusou a abrir a porta da cabine para o capitão e acionou o botão para perda de altitude.” Segundo a autoridade, ele estava respirando normalmente até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.
Andreas Lubitz, de 28 anos, era alemão. Segundo o Bild, ele seria de Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que tenha sido um incidente terrorista.
Ainda de acordo com Robin, os sons da caixa-preta dão a entender que Andreas Lubitz estava bem e não parecia ter sofrido nenhum problema de saúde, como um AVC. Ele disse que só nos últimos minutos da gravação se ouvem gritos dos passageiros.
Segundo o promotor, durante os primeiros 20 minutos de voo, há uma troca de cortesias e até mesmo brincadeiras entre o piloto e o copiloto. Já quando o piloto começa a preparar o procedimento para a aterrissagem em Düsseldorf (Alemanha), o copiloto se mostrou mais “lacônico”.
“Por vontade própria, ele se negou a abrir a porta da cabine para o comandante”, enfatizou. “Ele não tinha nenhuma razão para impedir a volta do comandante ao cockpit”, contou ainda Robin, acrescentando que o piloto pediu várias vezes acesso à cabine, sem obter resposta do copiloto.
Sozinho na cabine, o copiloto “pressionou o botão de perda de altitude por uma razão que não fazemos nenhuma ideia, mas que pode ser visto como um desejo de destruir a aeronave”, afirmou.
Com os dados que a investigação tem até agora, não se pode falar de suicídio, segundo o promotor, que reforçou que todas as informações são preliminares e que as investigações continuam.
De acordo com Robin, a análise da segunda caixa-preta, de dados, irá ajudar os investigadores a entender melhor o que aconteceu. Por enquanto, não há indícios de envolvimento de outras pessoas.
Lufthansa chocada
Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, disse em entrevista coletiva após a divulgação das informações que está sem palavras com a revelação de que o copiloto teria deliberadamente derrubado o avião da Germanwings.
Segundo o CEO da Lufthansa, o copiloto Andreas Lubitz começou seu treinamento em 2008, mas o interrompeu brevemente. Ele foi comissário de bordo enquanto não podia pilotar. Ele começou a atuar como copiloto da companhia em 2013. Ele estava “100% apto para voar, sem restrições”, e passou em todos os exames de pilotagem e médicos
Spohr também disse que não tem nenhuma informação sobre o motivo que levou o copiloto Andreas Lubitz a fazer o que fez. “O que aconteceu foi um incidente trágico individual, eu gostaria de enfatizar isso”, disse. “Temos altos padrões, mas um caso único como este não pode ser previsto.”
Ele também explicou como funciona o acesso à cabine de comando. “Se um dos pilotos deixa a cabine, é possível chamar do lado de fora, o piloto pode olhar e ver quem quer entrar, e você pode abrir a porta controlada eletronicamente. Temos procedimentos – se o piloto saiu e o que ficou dentro está inconsciente, há um código que pode ser utilizado. Há um barulho dentro da cabine, e se ninguém abrir, a porta se abre eletronicamente. Mas a pessoa que está do lado de dentro pode impedir que a porta se abra.”
O que se sabe sobre a tripulação
Andreas Lubitz havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP. Jornais internacionais disseram que Andreas se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.
Ele vivia com os pais na cidade e também morava em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal “El
País”. O jornal espanhol afirmou ainda que o perfil de Andreas no Facebook foi apagado.
O promotor Brice Robin disse que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto.
Já o piloto do Airbus A320 tinha 10 anos de experiência e mais de 6.000 horas de voo, segundo a Germanwings. Identificado pelo jornal “Bild” como Patrick S., o piloto também era alemão.
Vítimas
As autoridades ainda não divulgaram a lista de passageiros e tripulantes embarcados no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses. Porém, diante da notícia da tragédia, alguns familiares, empresas e órgãos oficiais dos países divulgaram nomes de pessoas que estavam no voo.
O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e levava 150 pessoas – 144 passageiros e seis tripulantes.
Segundo informações da Germanwings, entre as vítimas do acidente havia 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 3 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense.
A origem de algumas vítimas ainda é incerta, especialmente devido a casos de dupla nacionalidade. Devido à violência do acidente, as autoridades acham pouco provável encontrar sobreviventes. Conheça as histórias de algumas das vítimas.

G1

E obvio se todas as corrupção não fosse descoberta, o Ex Ministro José Dirceu não tinha contraído neuma doença, a doença e mais um álibi de políticos corruptos como ele.

Dirceu é levado a hospital após suspeita de AVC

 Ainda não há diagnóstico do que ocorreu com o ex-ministro, mas os médicos estão fazendo exames para averiguar se ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 Por: Rebeca Carvalho


dirceuO ex-chefe da Casa Civil José Dirceu foi levado nesta sexta-feira (27) a um hospital de Brasília para fazer exames após sentir dores de cabeça, informou ao G1 o advogado José Luis de Oliveira Lima, responsável pela defesa do petista no processo do mensalão.

Segundo o criminalista, ainda não há diagnóstico do que ocorreu com o ex-ministro, mas os médicos estão fazendo exames para averiguar se ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“Ele [Dirceu] sentiu-se mal, foi levado para fazer exames, mas ainda não há diagnóstico. Eu falei com a secretária dele e ainda não temos informação do que aconteceu”, disse ao G1 o advogado de Dirceu.

Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão do PT por corrupção ativa. Em novembro do ano passado, 11 meses e 20 dias após ser preso pela Polícia Federal, ele foi liberado a cumprir em prisão domiciliar a pena de 7 anos e 11 meses estipulada pelo STF.

 Apontado como o mentor do esquema de compra de apoio político operado no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu estava preso desde o dia 15 de novembro de 2013.

G1

Após visita a hospital em Guarabira, Célio Alves critica atuação de Camila Toscano e deputada rebate: “Ele quer fazer politicagem”

Camila disse que foi bem recebida pelo diretor do hospital, mas destacou que algumas demandas precisam de solução imediata: “Encontrei o hospital com uma ambulância apenas funcionando, exames que não são feitos com frequência como ultrassom, além dos problemas com a hemodiálise”
 Por: Ilana Almeida


camila-toscano
A deputada Camila Toscano realizou visita, na manhã de hoje, ao Hospital Regional de Guarabira e após a visita, o secretário executivo da Comunicação, o guarabirense Célio Alves, criticou atuação da deputada.

Através de redes sociais, Célio disse que o Governo nada tem a temer e revelou que o hospital está em pleno funcionamento mesmo sem o repasse da Prefeitura que é comandada pelo pai de Camila, prefeito Zenóbio Toscano: “A deputada também viu que, apesar de o prefeito de Guarabira ter cortado o repasse de qualquer centavo para o hospital há um ano, esse importante patrimônio de Guarabira e região não fechou as portas nem descuidou em seu padrão de funcionamento, graças à seriedade e ao compromisso do governador Ricardo”, criticou Célio.
Por outro lado, Camila rebateu críticas feitas pelo secretário executivo e afirmou que Célio quer fazer “politicagem”: “Minha visita aconteceu porque terei uma reunião com a secretária de Saúde do Estado na segunda-feira e quero adiantar os pleitos do hospital da minha região. Fui fazer o meu trabalho e não politicagem como ele está querendo”, rebateu.
Camila disse que foi bem recebida pelo diretor do hospital, mas destacou que algumas demandas precisam de solução imediata: “Encontrei o hospital com uma ambulância apenas funcionando, exames que não são feitos com frequência como ultrassom, além dos problemas com a hemodiálise”, citou a parlamentar.
A deputada garantiu que a informação dada pelo secretário executivo sobre os repasses feitos ao hospital são inverídicas: “O repasse é feito pelo Governo Federal e não passa nem pela prefeitura, por isso digo que ele quer fazer politicagem, mas não vou entrar nesse jogo. Fiz uma visita porque esse é o meu dever”, concluiu.

O MUNDO

27/03/2015 

Copiloto de avião passou 6 meses em tratamento psiquiátrico, diz jornal

Segundo jornal 'Bild', tratamento ocorreu antes de completar formação.
Revista diz que material apreendido em casa respalda tese de transtornos.

Da G1, em São Paulo
Policial faz busca em casa na cidade de Montabaur, de onde era o copiloto Andreas Lubitz (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)Policial faz busca em casa na cidade de Montabaur, de onde era o copiloto Andreas Lubitz (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)
O copiloto da Germanwings que supostamente jogou de forma proposital um Airbus A320 nos Alpes franceses esteve seis meses sob tratamento psiquiátrico antes de completar sua formação, afirmou nesta sexta-feira (27) o jornal alemão "Bild".
De acordo com o jornal, que cita como fontes "círculos da Lufthansa", as razões pelas quais Andreas Lubitz, de 28 anos, interrompeu sua formação em 2009 se deveram a uma grave depressão diagnosticada nesta época.
A edição digital da revista "Der Spiegel" afirma, além disso, que nas operações realizadas ontem durante horas nas duas casas do copiloto - a de seus pais e a própria, em Düsseldorf - foram apreendidos materiais que respaldam a tese dos transtornos psíquicos.
A revista não apresenta, no entanto, mais detalhes sobre os materiais apreendidos.
O "grave episódio depressivo" a que se refere o "Bild" ficou constatado, segundo o jornal, na ata sobre o copiloto do departamento de tráfego aéreo alemão sob o código "SIC", que se refere à necessidade de que sujeito em questão se submeta a "revisões médicas regulares".
O mesmo jornal revelou que o piloto tentou abrir a porta da cabine com um machado ao ficar trancado do lado de fora, antes da queda.
O fato de que o copiloto que causou a catástrofe aérea tenha interrompido durante um período relativamente longo sua formação na escola aérea da Lufthansa foi reconhecido pelo presidente da companhia, Carsten Spohr.
O próprio Spohr evitou, no entanto, especificar a que se deveu esta interrupção, alegando que está sob a prerrogativa da confidencialidade médica.
Lubitz começou sua aprendizagem aos 14 anos em um clube de aviação local e ingressou na escola de Brêmen da Lufthansa em 2007.
Em 2009 interrompeu por alguns meses essa formação, que retomou posteriormente até ingressar na Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, em 2013.
Spohr reforçou ontem que, tanto ao ingressar na escola como ao retomar e completar sua instrução, Lubitz passou pelos mais rigorosos exames, tanto físicos como mentais.

ACADA DIA ESTÁ MAIS DIFÍCIL EMPREGO NO BRASIL , SERA QUE TEM ALGUMHA COISA AVE COM OS POLÍTICOS BONZINHOS ?

Desemprego sobe e fica em 5,9% em fevereiro, mostra IBGE

 Em janeiro deste ano, a taxa havia sido 5,3%, enquanto em fevereiro do ano passado, a taxa havia ficado em 5,1%.
 Por: Rebeca Carvalho



empregoA taxa de desemprego em fevereiro aumentou e ficou em 5,9 %, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro deste ano, a taxa havia sido 5,3%, enquanto em fevereiro do ano passado, a taxa havia ficado em 5,1%.
Essa é maior taxa de desemprego desde junho de 2013, quando havia ficado em 6%. Comparando-se apenas com meses de fevereiro, a taxa é a maior desde 2011, quando atingiu 6,4%.
O total de pessoas ocupadas ficou em 22,8 milhões, 1% abaixo de janeiro de 2015, mas estatisticamente estável em relação a fevereiro de 2014. O número de desocupados (pessoas que procuraram emprego, mas não encontraram) ficou em 1,4 milhão em fevereiro deste ano, 10,2% acima de janeiro e 14,1% superior a fevereiro do ano passado.
Agência Brasil