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Indomável como o touro no capacete, Vettel vence 8ª seguida e bate recorde
Alemão não toma conhecimento dos adversários e supera marca de 2004 de Michael Schumacher. Felipe Massa sofre com acerto da Ferrari e termina na 12ª colocação
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Tal qual o touro quebrando um portão de madeira,
da pintura especial de seu capacete para a corrida no faroeste texano,
Sebastian Vettel segue sem tomar conhecimento de recordes e adversários
na Fórmula 1. Neste domingo, em Austin, o mais jovem tetracampeão
escreveu uma nova página na história da
categoria ao vencer, com a mais absoluta tranquilidade, o GP dos EUA de
ponta a ponta. Indomável, acelerava mais a cada pedido da equipe pelo
rádio para segurar o ritmo, brincando de fazer a melhor volta a duas
voltas do fim. Nada que colocasse em risco a sua 38ª vitória na
carreira, a 12ª no ano e a oitava seguida, deixando para trás a marca de
sete triunfos consecutivos em uma mesma temporada de seu ídolo Michael
Schumacher, em 2004. Na comemoração do alemão da RBR, novos zerinhos diante da animada torcida que lotou as arquibancadas do Circuito das Américas, e choro contido no pódio.
A TV Globo exibe o GP dos EUA na íntegra neste domingo, após 'Sai de Baixo'.
Com seu capacete de touro, Vettel exibe o número de vitórias consecutivas em 2013 (Foto: Getty Images)
- O carro estava fantástico. Consegui um bom ritmo, e controlei a vantagem para
conquistar minha oitava vitória seguida. Eu não sei como consigo fazer isso,
para ser honesto. É quase impossível saber o que dizer neste momento. Gostaria
de agradecer ao público. É inacreditável ver mais de 100 mil pessoas em um
domingo como estes. E esta é apenas a nossa segunda corrida aqui. A cidade está
borbulhando. Após minha estreia em 2007 em Indianápolis voltei ao país ano
passado e conquistei o pódio, mas ter vencido neste ano foi sensacional - disse
o tetracampeão Vettel.
VOANDO BAIXO: Vettel faz jogo de gato e rato com engenheiro pelo rádio
FÁBIO SEIXAS: Nunca, em 64 anos da F-1, um piloto exerceu tamanho domínio
FÁBIO SEIXAS: Nunca, em 64 anos da F-1, um piloto exerceu tamanho domínio
No encerramento do campeonato, em Interlagos, no próximo fim
de semana, Vettel terá a chance de igualar mais duas marcas importantes: as 13
vitórias de Schumacher em um mesmo campeonato (2004) e as nove vitórias
seguidas de Alberto Ascari entre os anos de 1953 e 1954.
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E
se Vettel estava, mais uma vez, inalcançável, coube a Romain Grosjean
ser o grande destaque do "resto" do pelotão. Dando sequência a sua ótima
fase, o franco-suíço da Lotus deixou para trás a outra
RBR, de Mark Webber, e terminou em segundo, acompanhado de perto pelo
australiano, que completou o pódio. Com os Mundiais de Pilotos e
Construtores decididos em favor de Vettel e RBR, além do recorde do
alemão, a outra atração da prova era a briga pelas vice-lideranças das
competições. Após um belo duelo com Nico Hulkenberg (Sauber),
Fernando
Alonso levou o limitado carro da Ferrari à quinta posição. E mesmo
chegando logo atrás da Mercedes de Lewis Hamilton, seu adversário direto
na briga
pelo vice, o espanhol assegurou o segundo lugar geral pela quarta vez na
carreira.
Já
Felipe Massa, que havia antecipado após o treino
classificatório que o domingo seria um desastre caso algo não mudasse em
seu
carro, não conseguiu tirar leite de pedra do bólido vermelho. Discreto,
andou fora
do top
10 por toda a prova e cruzou a linha de chegada em 13º, mas subiu para
12º ao herdar a posição de Jean-Eric Vergne (STR), penalizado com 20s
após a corrida por bater em Esteban Gutiérrez (Sauber) na última volta.
Sebastian Vettel se emocionou no pódio do GP dos EUA (Foto: Getty Images)
Domingo
diferente teve seu futuro parceiro na Williams em 2014, Valtteri Bottas, um dos
destaques da corrida. O jovem finlandês, que estreou esse ano na F-1, chegou em
oitavo e marcou seus primeiros pontos na carreira. E por falar em finlandês, Heikki Kovalainen, substituto
do compatriota Kimi Raikkonen, submetido a uma cirurgia na coluna na quinta-feira,
sentiu a falta de ritmo. Enquanto Grosjean brilhou ao levar à Lotus ao segundo
lugar, o piloto de 32 anos foi despencando pelotão abaixo, terminando em 15º após
ter largado em oitavo.
Dispensado da McLaren para 2014,
Sergio Pérez deu a resposta à equipe na pista, chegando em sétimo, três
posições à frente de seu companheiro Jenson Button que fechou a zona de
pontuação, logo atrás de um apático Nico Rosberg, nono com a Mercedes.
a corrida
Vettel segurou a ponta na largada (Foto: AP)
Ao
longo da imponente subida da reta de largada que antecede
a primeira curva no circuito de Austin, Vettel conteve
as investidas de Webber e Grosjean e manteve a ponta. O australiano da
RBR ficou
por dentro na primeira curva, mas acabou perdendo tração e também
posições para
o francês da Lotus e Lewis Hamilton. Na sequência apareciam Hulkenberg,
Pérez,
Alonso e Bottas. Felipe Massa chegou a tracionar bem, mas foi fechado,
perdeu
três posições e caiu para 16º. O brasileiro ainda recuperou parte do
prejuízo antes da corrida ser interrompida ainda na primeira volta em
razão da batida de Adrian Sutil. O
alemão da Force India havia se tocado com a Williams de Pastor
Maldonadado, perdido o
controle e acertado a barreira de proteção.
Após quatro giros, o safety car deixou a pista e foi dada a
relargada. Vettel administrou com autoridade o ritmo antes de cruzar a linha, não dando brechas para
qualquer ataque de Grosjean. Em seis voltas após a saída do carro de segurança, o
alemão da RBR já havia colocado quatro segundos de vantagem sobre o piloto da Lotus, que também
conseguia abrir de Hamilton. Já o britânico tinha Webber em seu encalço. Mais
atrás, Pérez segurava a pressão de Alonso e Bottas. A essa altura, Massa
ocupava a 13ª colocação. Em 16º, Maldonado foi aos boxes para trocar o bico
de sua Williams danificada no toque com Sutil e caiu para último.
Na 14ª volta, Webber acionou a asa móvel na reta oposta e
surpreendeu Hamilton com uma bela manobra pelo lado de fora da curva, assumindo
a terceira posição. Na sequência, o australiano abriu dois segundos de vantagem
sobre o inglês em apenas uma volta, sumindo da vista do rival.
Enquanto isso, Massa segurava as investidas de Jenson Button e
defendia o 13º lugar. Sentindo a falta de ritmo, Kovalainen, que
largara em oitavo, mas já aparecia em 12º, antecipou sua primeira parada, indo para os boxes na 18ª volta, fazendo
o brasileiro subir uma colocação.
Após vinte voltas, a vantagem de Vettel na liderança era de
pouco mais de oito segundos. Grosjean vinha na sequência, acompanhado por
Webber, Hamilton, Hulk, Pérez, Alonso, Bottas e Di Resta. A única mudança no
top 10 foi a entrada de Rosberg, que passara Ricciardo.
Pelos boxes, a Ferrari pediu para Massa fazer uma “grande
volta” antes entrar nos boxes para seu pit stop, na 22ª passagem. O brasileiro
forçou o ritmo, mas não conseguiu ganhar a posição de Kovalainen, retornando imediatamente
à frente de Button. Já Alonso conseguiu tomar a posição de Pérez nos
boxes, mesmo parando um giro depois do mexicano.
Vettel fez sua parada na 28ª volta e retornou em segundo,
atrás de Grosjean. Mas o alemão ficou longe da liderança por pouco tempo. O
francês visitou os boxes um giro depois devolvendo a ponta ao tetracampeão. Após
a primeira rodada de pit stops, os primeiros colocados se mantinham os mesmos:
Vettel, Grosjean, Webber, Hamilton, Hulk, Alonso e Pérez. Sem mudanças no
pelotão da frente, o duelo que chamava a atenção era a briga entre Bottas e
Gutiérrez pela oitava posição, melhor para o finlandês da Williams. Massa era o
14º.
Com 40 voltas completadas, Vettel administrava a vantagem
para Grosjean. Mais atrás, Alonso deu um belo drible em Hulkenberg no fim da
subida da reta principal e assumiu a quinta colocação. Diferentemente da maioria dos pilotos, Massa optou por fazer
mais uma parada nos boxes, caindo algumas posições. Com pneus mais frescos, o
brasileiro deixou para trás Maldonado, quem substituirá na Williams, passando
para 15º.
Emoções ficaram guardadas para a volta final. Hulk
tentou
dar o troco em Alonso na curva 1, mas o espanhol usou toda a sua
experiência, aplicou o “X” e manteve-se em quinto. Gutiérrez arriscou um
bote para cima de Vergne,
mas acabou sendo empurrado para fora da pista. Melhor para Massa, que
ganhou
uma posição, subindo para 13º. Lá na frente, Vettel completava
tranquilamente
seu passeio. Indomável, pisava fundo no acelerador toda vez que a equipe
RBR pedia
pelo rádio para segurar o ritmo, brincando de fazer a melhor volta a
dois giros do fim.
resultado final
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 56 voltas em 1h39m17s148
2) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 6s2
3) Mark Webber (AUS/RBR) + 8s3
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s3
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 29s5
6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 30s4
7) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 46s6
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 54s5
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 59s1
10) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m17s2
11) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m21s0
12) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m26s9
13) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m31s7
14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) + 1m35s0
15) Paul Di Resta (ESC/Force India) + 1m36s8
16) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m44s5*
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
20) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 volta
21) Max Chilton (ING/Marussia) + 1 volta
Não completou:
22) Adrian Sutil (ALE/Force India), na 1ª volta
2) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 6s2
3) Mark Webber (AUS/RBR) + 8s3
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s3
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 29s5
6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 30s4
7) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 46s6
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 54s5
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 59s1
10) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m17s2
11) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m21s0
12) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m26s9
13) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m31s7
14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) + 1m35s0
15) Paul Di Resta (ESC/Force India) + 1m36s8
16) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m44s5*
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
20) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 volta
21) Max Chilton (ING/Marussia) + 1 volta
Não completou:
22) Adrian Sutil (ALE/Force India), na 1ª volta
*
Jean-Eric Vergne (STR) chegou em 12º, mas teve 20s acrescido ao seu
tempo final em razão de um incidente com Esteban Gutiérrez (Sauber) e
caiu para 16º
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR), 1m39s856, na 54ª volta
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR), 1m39s856, na 54ª volta
Circuito das Américas, Austin, Estados Unidos (Foto: Arte Esporte)
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