sábado, 10 de janeiro de 2015

Trilíngue, musa da Mocidade Alegre já foi rainha do Carnaval do Japão

Gisele Alquas
Do UOL, em São Paulo
710
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Exibindo pernões, musa da Mocidade Alegre Lanna Moraes faz ensaio no Anhembi15 fotos

5 / 15
Lanna Moares, musa oficial da escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo, faz pose durante o ensaio de Carnaval na avenida do Sambódromo do Anhembi. A morena tem 35 anos e já foi rainha do Carnaval do Japão, país em que ela morou por três anosLeo Franco/AgNews
Atualmente ela é musa da escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo, mas Lanna Moraes, de 35 anos, já reinou literalmente em outros carnavais. Intérprete, a paulistana, que fala japonês e italiano fluentemente -- e ainda arrisca no inglês --, iniciou sua história na folia bem longe do Brasil. Em meados dos anos 2000, ela se aventurou pelo Japão em busca do sonho de ser dançarina.
Lanna, na época, trabalhava como caixa de um açougue quando decidiu largar tudo no Brasil e partir para o país oriental, como ela mesma diz, com "a cara e a coragem". "Sempre tive sonho de ser dançarina, fazia alguns shows aqui e queria tentar lá fora. Conheci pessoas aqui e tinha amigos no Japão que me ajudaram a ir para lá. Juntei dinheiro e fui", conta a musa em entrevista ao UOL durante um ensaio fotográfico de Carnaval no Anhembi.
A passista lembra que conseguiu um trabalho em um hotel no interior do Japão e se apresentou ao lado de mulheres de outros países: "De dia eu trabalhava como garçonete em um restaurante e a noite dançava samba. Cada uma fazia a dança folclórica de seu país".
No começo, passou por apuros por não entender o idioma. "Nunca entrei numa escola no Japão por não ter dinheiro para pagar, então comprava cartilhas de crianças e dicionários. Comecei aprendendo frases. A primeira foi 'estou com fome'. Até que me apaixonei, passei a namorar e foi mais fácil aprender a língua", brinca.
A passista lembra de situações divertidas que viveu enquanto esteve no Japão. "Eu trabalhava como garçonete e nossos chefes nos convidaram para um jantar. Eu propus um brinde, levantei e falei 'tim tim'. Vi que todos ficaram constrangidos e chocados com isso. Aí depois eu descobri que 'tim tim' lá é a parte íntima do homem", diz ela, aos risos.
O namorado japonês de Lanna foi quem a incentivou participar da folia. Produtor de uma TV japonesa, ele a levou para Tóquio onde ela gravou comerciais e passou a se dedicar ao Carnaval local. Graças ao gingado, ela foi oficialmente coroada como rainha oficial do Carnaval do Japão. "Eles me adoravam. Isso tudo sem antes eu ter desfilado no Brasil. Minha história na folia começou oficialmente lá", afirmou.
Musa no Brasil
O namoro de Lanna Moraes no Japão durou um ano. Ela ficou por lá três anos e decidiu voltar em 2004 devido a crise econômica que atingiu o paísNenê de Vila . Ao chegar no Brasil, foi convidada para desfilar na escola de samba Matilde. Depois passou pela Pérola Negra, e em 2008, tornou-passista da Mocidade Alegre.
No ano seguinte, representou a agremiação no concurso Musa do Carnaval de São Paulo do Caldeirão do Huck e ficou em segundo lugar. "Depois disso, a Mocidade Alegre me convidou para ser a musa oficial da escola. Tenho muito orgulho", afirma.
Em 2009, Lanna trabalhava em uma companhia de dança e se mudou para a Itália a trabalho.  No país estudou italiano e voltou, nove meses depois, falando o idioma fluentemente. O inglês ela aprendeu entre lá e Japão. Atualmente trabalha no Brasil como intérprete.
Sobre os preparativos do Carnaval, Lanna contou que não se dedica a malhação com frequência. "Já foi o tempo em que me dediquei ao corpo, já fui muito sarada. Hoje dou mais atenção ao meu cérebro, a minha mente", justificou.

Roupas: Walério Araújo
Maquiagem: Carlinhos Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário