segunda-feira, 14 de outubro de 2013

blog:delfotoradialista@hotmail.com


14/10/2013 18h07 - Atualizado em 14/10/2013 18h25

Líder de simulado no RJ fará o Enem para apoiar irmão mais novo

Guilherme Malheiros vai se formar professor de química pelo IFRJ.
Ele já somou mais de 104 mil pontos no simulado final do Enem.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo
11 comentários
Guilherme e Gabriel Malheiros vão fazer o Enem no mesmo local de provas (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Malheiros)Guilherme e Gabriel Malheiros vão fazer o Enem no
mesmo local de provas (Foto: Arquivo pessoal/
Guilherme Malheiros)
O estudante Guilherme Malheiros, de 21 anos, já somou mais de 104 mil pontos na plataforma do "Geekie Games - O desafio do Enem", e aparecia na sexta-feira (11) como o inscrito com maior pontuação no estado do Rio de Janeiro e em sétimo lugar na pontuação nacional.
Guilherme já faz faculdade, está perto de se formar em licenciatura em química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), mas confessa ser fanático pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelos simulados. Ele vai prestar o exame este ano como forma de apoiar o irmão mais novo, Gabriel, de 18 anos, que vai fazer as provas do MEC para valer.
Guilherme diz que todos os anos presta o Enem. "Faço Enem todos os anos como forma de acompanhamento dos meus estudos". Ele e o irmão moram em Mesquita, na Baixada Fluminense, e vão fazer o exame nos dias 26 e 27 de outubro no mesmo local de provas. "Só não caímos na mesma sala", diz Guilherme. Ele pretende fazer novamente o Enem em 2014, quando já terá se formado e poderá concorrer novamente a uma vaga em uma universidade pública. "Depois que me formar no IFRJ quero fazer engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)."
Guilherme Malheiros já somou mais de 104 mil pontos no simulado do Enem (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Malheiros)Guilherme Malheiros já somou mais de 104 mil pontos no simulado do Enem (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Malheiros)
O futuro professor de química diz que a engenharia seria um "plano B", mas que pretende mesmo seguir a carreira docente. "Amo ser professor", diz o jovem, que por enquanto dá aulas particulares e ensina inglês em uma escola de idiomas. A paixão pelos estudos influenciou o irmão Gabriel, que vai fazer o Enem também para estudar química na faculdade.
"Sou irmão coruja", diz Guilherme. "Meu irmão quer fazer faculdade de química de tanto eu falar para ele. Desde o primeiro ano do ensino médio peço para ele fazer o Enem, agora que ele está terminando o ensino médio vai fazer para valer, já tendo se habituado com o modelo da prova."
Os dois irmãos fizeram o simulado final do Enem. Gabriel, por estar ainda tendo aulas, não somou muitos pontos na plataforma de treinos para o simuladão. Já Guilherme fez todas as missões que o programa ofereceu. Ele acertou 136 questões do total de 180. "Simulado final achei muito bom. Não utiliza questões de Enems anteriores porque conheço muitas questões. Pegaram questões inéditas. É bem o modelo do Enem mesmo."
Simulado 'Geekie Games' (Foto: Reprodução)Simulado 'Geekie Games' (Foto: Reprodução)
Simulado do Enem
Está disponível na plataforma  "Geekie Games - O desafio do Enem" o simulado final feito nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio. Até o último dia do Enem, que será realizado nos dias 26 e 27 deste mês, os estudantes poderão testar seus conhecimentos em uma simulação das provas do exame do MEC.As inscrições para o simulado estão abertas, a participação é gratuita e feita inteiramente pela internet. 
São quatro provas de 45 questões cada nas áreas do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e o estudante terá 2h30 para resolver cada uma das provas. Atenção: não é possível interromper a prova, quando o aluno começa a responder as questões precisa ir até o final. Por outro lado, o aluno pode escolher em que ordem vai fazer cada uma das quatro provas. Também pode fazer em dias e horários diferentes. Ao final das quatro provas, o estudante envia as respostas e recebe o resultado imediatamente, com o número de acertos e com os pontos fortes e fracos que apresentou.
Questão da prova de ciências da natureza (Foto: Reprodução/Geekie Games)Questão da prova de ciências da natureza (Foto:
Reprodução/Geekie Games)
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.
Só é possível fazer o simulado final uma vez por inscrição, mas quem quiser pode treinar outras questões na plataforma Geekie Lab, que traz exercícios pontuais em cada uma das áreas, aulas em vídeo e simulados. Ao final de cada treino o candidato recebe a sua pontuação, a indicação dos pontos fortes e pontos fracos a apresentados e um conteúdo personalizado feito em cima de suas deficiências. Inicialmente, esta plataforma de treinos teria suas inscrições encerradas nesta quarta, mas elas continuarão abertas e em funcionamento junto com o simulado final.
tópicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário