quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Mundo


22/01/2014 05h35 - Atualizado em 22/01/2014 07h37

Confronto entre manifestantes e policiais deixa mortos na Ucrânia

Mais de 200 pessoas ficaram feridas desde domingo.
Manifestantes jogaram pedras e coquetéis molotov na polícia em Kiev.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Manifestante joga coquetel molotov contra policiais em Kiev, na Ucrânia, nesta quarta-feira (22). (Foto: Evgeny Feldman/AP)Manifestante joga coquetel molotov contra policiais em Kiev, na Ucrânia, nesta quarta-feira (22). (Foto: Evgeny Feldman/AP)
Pelo menos três manifestantes morreram nesta terça-feira (21) em Kiev depois de confrontos com a polícia, no mesmo dia em que as autoridades lançaram um ataque contra os opositores que ocupam o centro da capital da Ucrânia.
Por volta das 6h GMT (4h de Brasília), a polícia lançou um ataque contra as barricadas instaladas pelos manifestantes na rua Grouchevski e deteve várias pessoas, segundo as imagens transmitidas pela televisão.
O serviço médico da oposição afirmou que outro manifestante morreu na segunda-feira ao cair de uma altura de dez metros, embora o ministério do Interior não tenha confirmado seu falecimento.
Desde o último domingo a situação é muito tensa em Kiev, onde os manifestantes e a polícia se enfrentam sem interrupção com coquetéis molotov, balas de borracha e bombas de efeito moral.
Na terça-feira, o primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, ameaçou recorrer à força contra os "provocadores".
Há dois meses, milhares de pessoas protestam em Kiev contra o presidente Viktor Yanukovytch, criticado por ter desistido de um acordo de associação com a União Europeia, preferindo uma aproximação com Moscou.
Por enquanto, o governo negou que estude a possibilidade de implantar o estado de exceção para acabar com a desordem, mas deputados governistas da região de Lugansk pediram que essa medida fosse adotada com urgência para restabelecer a ordem e a legalidade.
Homem se esconde atrás de ônibus incendiado enquanto as forças policiais avançam contra os manifestantes nesta quarta-feira (22). (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)Homem se esconde atrás de ônibus incendiado enquanto as forças policiais avançam contra os manifestantes nesta quarta-feira (22). (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário