sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

São Paulo encontrando uma saida para desobstroir o transito da grande Metropoli.

10/01/2014 12h25 - Atualizado em 10/01/2014 13h13

Monotrilho faz primeira viagem experimental em São Paulo

Secretário e imprensa percorreram trecho de 2 km a 20km/h.
Estação deve ser inaugurada em março, mas aberta ao público até junho.



Rafael Miotto Do G1 São Paulo
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Monotrilho da linha-15 Prata  (Foto: Rafael Miotto/ G1 )Monotrilho da linha-15 Prata (Foto: Rafael Miotto/ G1 )
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, realizou a primeira viagem experimental nesta sexta-feira (10) com imprensa e autoridades no Monotrilho da Linha-15 Prata, na capital paulista. Em julho, o governador Geraldo Alckmin havia prometido inaugurar o monotrillho em janeiro deste ano e a previsão inicial era a de que fosse aberto em 2010. 
"Em 2010 foi assinado o contrato para a compra dos trens, é estranho alguém falar isso, eu vi isso no site, é verdade. Quem colocou isso no site, naquela ocasião, eu fui procurar saber, não sabia o que estava falando. Como pode inaugurar algo em 2010, se os trens foram comprados em 2010. Os trens começaram a ser testados em 2012 no Canadá e estão sendo entregues agora. Eu não sei se foi erro, precisa perguntar para quem fez esta afirmação na época"", disse Fernandes.
A viagem, que começou na futura Estação Oratório, na Vila Prudente, e foi feita a 20km/h, foi a primeira com pessoas de fora da equipe técnica. Segundo Fernandes, o monotrilho de São Paulo é o maior do mundo e deve ser inaugurado em março. No entanto, mesmo com a inauguração, só será aberto ao público entre maio e junho depois de mais testes.
Apesar da viagem ter sido feita a 20km/h, por ainda estar em fase de testes, o secretário disse que a velocidade pode chegar a 80km/h, mas deve funcionar a 70km/h, por medidas de segurança. As obras ainda não foram concluídas e antes de entrar no trem, foi possível observar que o vão entre o trem e a plataforma é maior do que a média. A viagem terminou no pátio de manutenção, cerca de dois km depois da Estação Oratório. 
A Linha 15-Prata do Metrô, quando concluída, terá 18 estações, 26,6 km de extensão e deve ligar o Ipiranga ao Hospital Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Os trens terão sete carros com capacidade para 150 pessoas cada um.
"Em 2015, já nos comprometemos com a prefeitura de levar a linha até a Jacu-Pêssego. Em 2016, chega na Tiradentes", disse Jurandir.
Colisão
Em dezembro, um trem da Linha 15-Prata chocou-se com um molde de madeira usado para acabamentos nas obras e ficou avariado durante testes. O acidente aconteceu quando a composição deixava o Pátio Oratório.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o acidente ocorreu com o primeiro trem do monotrilho.  "A composição raspou em um molde de madeira afixado para acabamento das obras civis, causando pequeno dano na primeira saia de proteção do primeiro carro do trem". A empresa afirmou ainda que trata-se de "avaria mínima" em um módulo substituível, e o problema será "prontamente reparado".
Monotrilho da linha-15 Prata (Foto: Rafael Miotto/ G1)Monotrilho da linha-15 Prata (Foto: Rafael Miotto/ G1)

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