quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Mineiro nota mil na redação do Enem fez texto com mesmo tema dias antes

José Miguel tirou 960 no simulado; professora destacou dedicação do aluno.
Ele é um dos 104 estudantes que tiraram nota máxima em 2015.

Do G1 Zona da Mata
José Miguel tirou nota mil na Redação do ENEM (Foto: José Miguel Zanetti Trigueiros/Arquivo Pessoal )Nota mil na redação surpreendeu José Miguel
(Foto: José Miguel Zanetti/Arquivo Pessoal)
A dedicação do aluno José Miguel Zanetti Trigueiros às aulas de redação foi recompensada. O adolescente de Juiz de Fora ainda está surpreso por ser um dos 104 estudantes de todo o Brasil que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante de 17 anos disse que estava preparado já que tinha feito um simulado com o mesmo tema dias antes da prova.
Ele contou que esperava uma boa nota, mas nunca a pontuação máxima. “Achei o tema bom, legal de falar, porque tinha muito assunto. Esperava uma boa nota, uns 900. Mas nota mil não esperava, foi uma surpresa”, comentou.
Quando fez o Enem em 2014, quando cursava o 2º ano do Ensino Médio, José Miguel tirou 700 na redação, que foi sobre a publicidade infantil. A melhoria da nota foi conquistada com muito estudo e reforçada por uma coincidência favorável ao aluno do Colégio Academia de Comércio.
“Gosto mesmo da área de Exatas, mas sabia da importância da redação. Fiz as atividades e até cursinho porque sabia que era uma nota que poderia ir bem. Uma semana antes, tinha feito um simulado com o mesmo assunto exigido no Enem, a violência contra a mulher. Por isso, estava preparado e fiz tranquilo”, afirmou.
A nota foi comemorada como uma grande ajuda para realizar o sonho de conseguir uma das vagas em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Eu fui normal nas outras notas, nada excepcional. A redação fez a minha nota ir lá para cima, praticamente me salvou”.
Apesar de já ter feito a inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele também fará as provas do terceiro módulo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da instituição, na próxima semana.
Leitura e treino
A coordenadora de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Academia, Érika Mayrink Vullu, destacou a disposição do aluno em buscar aperfeiçoamento em uma disciplina que não está entre as que ele tem mais facilidade.

“José Miguel é nosso aluno desde o ensino fundamental. Na preparação para Enem e vestibulares, ele praticou a leitura de jornal e de revista, ampliando o conhecimento dos assuntos e melhorou a argumentação. No terceiro ano, temos treinos semanais ou quinzenais de redação. Ele fez todos os exercícios e entrou na oficina. Ele sabia que isso faria a diferença”, ressaltou Érika, que foi professora dele em 2015.
O interessante de fazer redação semanalmente é dar esta oportunidade de buscar conhecimentos gerais sobre os temas em discussão na sociedade"
Érika Mayrink Vullu,
professora de José Miguel
Para a professora, foi uma feliz coincidência o aluno ter feito uma redação sobre o mesmo tema. “O interessante de fazer redação semanalmente é dar esta oportunidade de buscar conhecimentos gerais sobre os temas em discussão na sociedade. Quando chegar a hora do Enem, não importa o assunto, estará preparado".
Do simulado até a prova do Enem, a professora destacou que José Miguel apresentou progresso. “Ele sempre buscou o apoio e o parecer do professor, perguntando o que podia melhorar. Neste simulado da violência contra a mulher, ele tirou 960. Eu vi o rascunho dele e notei que ele conhecia bem o assunto e soube argumentar e exemplificar. Agora ele se tornou um exemplo para os outros alunos”, afirmou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário