domingo, 27 de janeiro de 2013

EM 1961, FOI REGISTRADO NO BRASIL A 1º TRGÉDIA EM NITERÓI COM 500 PESSOA MORTAS EM UM CIRCO

domingo, 27 de janeiro de 2013

FOTOS: Tragédia em Santa Maria (RS) é a segunda maior da história do Brasil; Conheça a maior

FOTOS: Tragédia em Santa Maria é a segunda maior da história do Brasil; Conheça a maior
Registros da época foram mantidos pela Universidade Federal Fluminense
A maior catástrofe registrada aconteceu em 1961, em Niterói, quando 500 pessoas morreram em um circo
O incêndio em Santa Maria já é o segundo maior na história do Brasil. Com quase 250 vítimas confirmadas, a tragédia só perde para a que aconteceu em Niterói, em 1961. Na ocasião, 503 pessoas morreram, e 120 foram mutiladas no incêndio do Gran Circus Norte-Americano. A tragédia foi provocada por um funcionário demitido que colocou fogo na lona do circo. Diante a dimensão da tragédia, o então Papa João Paulo II manisfestou os votos de pesar.
Na ocasião de Niterói, o fogo durou cerca de dez minutos e consumiu rapidamente a loca do circo, que pesava seis toneladas e era de nylon. A cobertura, tomada de chamas, caiu sobre 2.500 pessoas. O fogo causou pânico e pisoteamento.
O Instituto Médico Legal (IML) de Niterói não teve estrutura para atender inteiramente a tragédia, e vários corpos estavam sendo recolhidos e depositados nas câmaras de estocagem de carne bovina.
O caso
Em Santa Maria, segundo informações do Corpo de Bombeiros do município, o fogo começou por volta das 2h30 na Boate Kiss, onde acontecia uma festa universitária. Quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador, as faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam rapidamente.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
FOTOS: Tragédia em Santa Maria é a segunda maior da história do Brasil; Conheça a maior
Da Redação com 'Jornal Montes Claros'

Nenhum comentário:

Postar um comentário