sexta-feira, 1 de março de 2013


01/03/2013 06h10 - Atualizado em 01/03/2013 13h56

Confira 25 músicas que resumem a 




alma do Rio, que completa 448 anos

Coletânea vai da bossa nova de Tom Jobim ao funk das comunidades.
Gringos também escreveram em seus idiomas as belezas da cidade.

Priscilla SouzaDo G1 Rio
120 comentários
Montagem Rio (Foto: Montagem / G1)
Junto com as "águas de março", o terceiro mês do ano traz também o aniversário da "Cidade Maravilhosa", que nesta sexta-feira (1°) completa 448 anos de história. Para celebrar a data, o G1 separou uma lista de 25 canções, divididas em cinco temas, que expressam o clima e a alma do carioca, e revelam que, além de toda a beleza "do Leme ao Pontal" e do "suingue sangue bom" das "garotas de Ipanema", o Rio é essencialmente musical.
Há as músicas que exaltam a cidade, "de sol, de céu, de mar"; as que falam sobre a sensualidade dos "corpos malhados e sorrisos talhados"; e as que lembram o contraste do asfalto com o morro, onde tem "funk rolando até de manhã". E como não falar do samba, "natural aqui do Rio de Janeiro"? "I'm talkin' about Rio!", como diria Barry White, ou, na tradução livre de Marcelo D2: "isso é o Rio de Janeiro".
Selo aniversário Rio - Rio feito pra mim (Foto: Divulgação / G1)
"Aquele abraço" (Gilberto Gil)
Foi gravada em 1969, no disco que leva o nome de Gil. Segundo Nelson Motta, os versos de “Aquele abraço” foram escritos logo após o cantor deixar a prisão em Realengo, na Zona Oeste do Rio, em plena Quarta-Feira de Cinzas daquele ano, quando a cidade ainda estava enfeitada para o carnaval. Em seu site oficial, Gil explica o uso da expressão “aquele abraço”: "Era assim que os soldados me saudavam no quartel, com a expressão usada no programa do Lilico, humorista em voga na época, que tinha esse bordão. Ele até ficou aborrecido com a música, achou que deveria ter direito à canção. Mas eu aprendi a saudação com os soldados. Eu não tinha televisão na prisão, evidentemente, mas eles assistiam ao programa. Eu só vi depois, quando saí”, explicou.
"Samba do avião" (Tom Jobim)
A canção foi composta por Tom Jobim em 1963 e relata a experiência de quem chega ao Rio de Janeiro e, do avião, e visualiza as belezas naturais da cidade. Em 1999, cinco anos após sua morte, o aeroporto internacional do Rio foi batizado com o nome do maestro, em uma justa homenagem.

"Do Leme ao Pontal" (Tim Maia)
A canção escrita pelo próprio Tim foi lançada em 1986 no disco que levava o nome do cantor e se tornou um dos maiores sucessos da década de 80. A música — que virou um hit — retrata as belezas da orla carioca, do Leme até o Pontal.

"Carioca" (Chico Buarque)
Composta por Chico Buarque, “Carioca” foi lançada em 1999 no álbum “As cidades”, fazendo referência a características e belezas da mulher natural do Rio de Janeiro e a bairros da Cidade Maravilhosa.
"Cidade Maravilhosa" (André Filho e Aurora Miranda)
É uma marchinha composta por André Filho e arranjada por Silva Sobreira para o Carnaval de 1935. Esse adjetivo para a cidade do Rio de Janeiro foi dado pelo escritor maranhense Coelho Neto como uma homenagem às suas belezas naturais.
Selo aniversário Rio - Purgatório da beleza (Foto: Divulgação / G1)
"Endereço dos bailes" (MCs Júnior e Leonardo)
A dupla de MCs Júnior e Leonardo entrou para a história do movimento funk carioca ao ser a primeira do estilo a gravar um CD por uma grande gravadora em 1995. E foi neste álbum que os moradores da Rocinha, na Zona Sul, lançaram a música “Endereço dos bailes”, um dos maiores hits da dupla. Ao som do “batidão”, os MCs começam exaltando o Rio de Janeiro. Em seguida, Júnior e Leonardo convidam a todos para uma viagem pelos melhores bailes funk da cidade. O desafio é decorar cada um deles.
"Rio 40º" (Fernanda Abreu)
Composta por Fausto Fawcett, Carlos Laufer e Fernanda Abreu, a música foi gravada pela cantora no disco "Sla 2 be sample", de 1992. A canção, no ritmo do chamado “batidão” do funk carioca, se tornou uma espécie de hino moderno da cidade, fazendo referência às altas temperaturas registradas no Rio. Na música, o Rio é chamado de “cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”.

Declaradamente apaixonada pelo Rio, a cantora já homenageou a cidade em outras canções como “Garota carioca” e “A lata”.
"Zerovinteum" (Planet Hemp)
“Rio, cidade-desespero, a vida é boa mas só vive quem não tem medo”. Lançada em 1997, a música define a dura realidade da violência no Rio de Janeiro, inclusive dentro das comunidades.
"Rio de Janeiro" (Elza Soares)
Composta por Anderson Lugão e Elza Soares, a música que homenageia a cidade foi gravada pela cantora — considerada pela rede BBC a voz do século — e lançada no álbum “Vivo feliz”, de 2010.

"Pelas tabelas" (Chico Buarque)
Aqui Chico canta sua aflição subjetivamente em meio ao “bocado de gente descendo as favelas” e pedindo sua “cabeça rolando no Maracanã”.
Selo aniversário Rio - Garota Carioca (Foto: Divulgação / G1)
"Garota de Ipanema" (Vinicius de Moraes e Tom Jobim)
Composta em 1962, a canção, segundo a editora do grupo Universal, é a segunda mais executada no mundo, ficando atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles. “Garota de Ipanema” se tornou uma das referências internacionais, quando se fala do Rio. Em 2012, a música, inspirada em Helô Pinheiro, completou 50 anos, mas continua na moda. No ano passado, foi executada na série “Mad Men” e em campanhas publicitárias nos Estados Unidos. A canção está ainda em uma das cenas de “Duro de Matar – Um bom dia para morrer”, que estreou em fevereiro nas telas de cinema brasileiras.
"Cariocas" (Adriana Calcanhotto)
A música que destaca as características do povo foi lançada no álbum "A fábrica do poema", de 1997. Nascida em Porto Alegre (RS), Adriana Calcanhoto revelou que a composição não foi planejada e veio de um impulso de inspiração.
"Solteiro no Rio de Janeiro" (Toni Garrido)
A balada foi lançada em 1998, integrando a trilha sonora do filme “Como ser solteiro”, uma comedida dirigida por Rosane Svartman. A música reforça a fama dos cariocas de solteiros e destaca clima de “azaração” na cidade.

"Ela é Carioca” (Tom Jobim)
Mais um de seus clássicos em parceira com Tom Jobim, teve até uma paródia “A Barra é carioca” interpretada pelo grupo vocal Os Cariocas em 1998, em uma campanha da Prefeitura do Rio contra a emancipação da Barra da Tijuca, mas que acabou não acontecendo mesmo.

“Mulher Carioca” (Preta Gil)
“Mulher carioca da pele morena / Swing na veia, não tem bobeira”. Parece Fernanda Abreu, mas é a filha de Gilberto Gil, que entrou na trilha sonora da novela “Avenida Brasil”, da Rede Globo.
Selo aniversário Rio - Eu sou o samba (Foto: Divulgação / G1)
"A voz do morro" (Zé Keti)
“Eu sou o samba, sou natural daqui do Rio de Janeiro”. A canção foi composta em 1952 por Zé Keti e exalta o samba, ritmo característico dos morros cariocas. Considerada o maior sucesso do compositor, a música foi gravada por dezenas de artistas como Francisco Egídio, Cláudia Moreno, Demônios da Garoa e Luiz Melodia.
"Partido alto" (Cássia Eller)
Composta por Chico Buarque, a canção foi lançada em 1972 no álbum “Quando o carnaval chegar”. A música foi regravada pela cantora Cássia Eller, no DVD “Acústico MTV”, de 2001, que vendeu mais de um milhão de cópias e se tornou o álbum de maior sucesso da cantora.
"Sou carioca, sou do Rio de Janeiro" (Gabriel O Pensador)
Composta por Martinho da Vila e Gabriel O Pensador, a música foi gravada pelos cantores e lançada no álbum de Martinho “Ao Rio de Janeiro”, de 1994, que trazia 12 faixas — todas inspiradas na cidade.

Estação Derradeira (Chico Buarque)
Nesta, ele homenageia São Sebastião do Rio de Janeiro e, em particular, a Estação Primeira de Mangueira, sua escola de samba preferida, que inclusive o homenageou em seu enredo de 1998, quando dividiu o título do carnaval com a Beija-Flor.

"Samba do carioca" (Carlos Lyra)
Com letra de Vinícius, ressalta o sol, o mar, as muitas mulheres para amar... e a dificuldade de levantar para trabalhar diante de tanta coisa bela.
Selo aniversário Rio estrangeiro (Foto: Divulgação / G1)
"Rio" (Duran Duran)
Duran Duran lançou a música "Rio", faixa do álbum de mesmo nome, em 1982. Esse foi o segundo disco da banda britânica. A ideia da canção surgiu após uma visita do grupo à Cidade Maravilhosa.

"Rio de Janeiro" (Barry White)
O cantor americano, de voz extremamente grave e das músicas para amantes, sabia o que era bom. Não por acaso, também homenageou o Rio, onde amava a diversão no sol (“I love the fun in the sun”).

"Only a dream in Rio" (James Taylor)
Homenagem do cantor americano ao público que o ovacionou no primeiro Rock in Rio, em 1985, momento em que se encontrava distante dos hits de década de 1970 e retomando sua carreira após a separação da também cantora Carly Simon.
"O Rio de Janeiro continua sendo" (Samba do Salgueiro)
Entoado no Carnaval de 2008, parte de “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, para homenagear da Lapa a Tom Jobim, entre outros marcos da cidade.

"Pão de Açúcar" (Erasmo Carlos)

O cartão-postal com seu bondinho é pano de fundo para a música do Tremendão Erasmo com letra sobre a malandragem, no caso excessiva de uma carioca sobre um turista

Nenhum comentário:

Postar um comentário