sexta-feira, 1 de março de 2013

 01/03/2013 06h37 - Atualizado em 01/03/2013 06h47





Encontros de cardeais pré-conclave

 



começam segunda (4) no Vaticano


Eles começaram a receber convocações nesta sexta-feira (1º).
Congregações gerais vão decidir data do início da escolha do novo Papa.

Juliana CardilliDo G1, no Vaticano
Comente agora
As congregações gerais que precedem o início do conclave para eleger o novo Papa, nas quais os cardeais eleitores irão definir os detalhes da eleição – e, mais importante, a data de seu início – serão iniciadas na próxima segunda-feira (4) às 9h30 no horário de Roma (5h30 no horário de Brasília), segundo o monsenhor Antônio Catelan Ferreira, que acompanha o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, na Itália.
De acordo com o monsenhor, a convocação para o início das congregações foi enviada a Dom Odilo na manhã desta sexta-feira (1º), um dia após a renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI, que deu início ao período conhecido como Sé Vacante, em que a liderança da Igreja Católica fica desocupada.
Na quinta-feira (28), o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou que o cardeal decano, o italiano Angelo Sodano, começaria a convocar formalmente os cardeais eleitores para o conclave nesta sexta.

As congregações serão realizadas na Sala dos Sínodos, uma grande sala de audiências localizada na Aula Paulo VI, no Vaticano.
  •  
Cartaz em rua de Roma presta homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI; o texto, em italiano, diz: 'permanecerás sempre conosco; obrigado' (Foto: Juliana Cardilli/G1)Cartaz em rua de Roma presta homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI; o texto, em italiano, diz: 'permanecerás sempre conosco; obrigado' (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Nessas congregações, os cardeais acertam os detalhes que envolvem o conclave, e irão definir a data de início da eleição. Segundo o padre Lombardi, apenas quando todos os cardeais eleitores estiverem em Roma (menos aqueles que notificarem formalmente que não irão participar da eleição, o que dois já fizeram até agora), será possível acertar a data em que o conclave será iniciado.

No Vaticano, conversas entre os cardeais e outros membros da Igreja apontam o dia 8 de março, próxima sexta-feira, como uma possível data para o início da eleição. Nada foi definido oficialmente por enquanto. Segundo monsenhor Antônio, não há qualquer restrição para que o início do conclave seja em uma sexta-feira, ou até mesmo um sábado.

Apenas o domingo poderia gerar algum problema. Antes do início do conclave, é realizada uma missa. No período da Quaresma, que dura até a Páscoa, as missas dominicais não podem ter outro propósito. Ainda não se sabe se essa regra poderia ser quebrada pelo conclave.

Nesta sexta, sábado (2) e domingo (3) os cardeais não têm compromissos oficiais. Muitos deles devem realizar reuniões privadas e restritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário