domingo, 10 de março de 2013


10/03/2013 10h40 - Atualizado em 10/03/2013 10h45

Religiosos brasileiros rezam por novo Papa e fazem caminhada em Roma

Grupo com bandeiras do Brasil fez trajeto até o Vaticano neste domingo.
Caminhada costuma ser abençoada pelo Papa.

Juliana Cardilli Do G1, em Roma
82 comentários
Grupo com cerca de 40 religiosos brasileiros antes do início da caminhada em Roma neste domingo (10) (Foto: Juliana Cardilli/G1)Grupo com cerca de 40 religiosos brasileiros antes do início da caminhada em Roma neste domingo (10) (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Um grupo de cerca de 40 religiosos brasileiros realizou na manhã deste domingo uma caminhada pelas ruas de Roma até o Vaticano, uma forma de relembrar o tempo da Quaresma. A caminhada, que já acontece há cerca de 15 anos, costuma terminar na Praça São Pedro no momento em que ocorre o Ângelus, benção dada pelo Papa todos os domingos. Nos últimos anos, o grupo costumava ser citado pelo Papa Bento XVI. Desta vez, a caminhada ocorrem em um período sem Papa, e teve como uma das intenções de suas orações o conclave e o próximo Papa.

O grupo iniciou a caminhada na Igreja de San Bernardo alle Terme, perto da Piazza della Repubblica, onde foi realizada uma missa em português às 7h30. De lá, o grupo seguiu caminhando pelas ruas em meio a orações e canções, parando em algumas das igrejas do caminho para momentos de leitura e reflexões.

“Todos os anos nos reunimos na Quaresma, também para refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade”, conta o Padre Tadeu Lima, de 54 anos, há um ano em Roma, um dos organizadores do encontro. “Hoje, sem Papa, não teremos a benção deles, mas vamos fazer um momento de oração entre nós. A benção fica para o próximo ano.”
O padre comentou sobre a expectativa dos religiosos para o conclave, que começa na próxima terça-feira (12), de onde sairá o nome do próximo Papa. “É uma sensação gostosa, eu estava presente quando o Papa saiu, vou estar quando o novo aparecer pela primeira vez”, afirmou ele, que disse acreditar que o escolhido será o mais capaz. “Se for um brasileiro, se for Dom Odilo, vamos adorar. Tem um pouco de nacionalismo brasileiro.”
Grupo de religiosos brasileiros parou em uma igreja durante a caminhada por Roma neste domingo (10) (Foto: Juliana Cardilli/G1)Grupo de religiosos brasileiros parou em uma igreja durante a caminhada por Roma neste domingo (10) (Foto: Juliana Cardilli/G1)
A freira Marinei Pessanha Alves, de 51 anos, seis deles em Roma, afirmou que além da possibilidade de rezar e refletir sobre a Quaresma, a caminhada é uma ótima oportunidade de encontrar outros brasileiros. Sobre o próximo Papa, ela disse acreditar que a Igreja sempre tem o Papa que precisa naquele momento. “Não precisamos nos preocupar com isso. Todo mundo está rezando, a gente reza também. Mas Deus sabe o que faz, é um momento em que há mudanças, importante.”
Antes do início da caminhada, foram distribuídos lenços verdes e amarelos, e muitos dos religiosos carregavam bandeiras do Brasil, não deixando dúvidas quanto à nacionalidade dos fiéis. Apesar do foco da caminhada não ser o Papa, mesmo entre os participantes o assunto era recorrente.
“A expectativa é muito grande. Temos muitas possibilidades, muitas necessidade às quais a Igreja deve responder com mudanças. Se for um Papa brasileiro seria uma grande renovação espiritual para o Brasil, novas esperanças para a nação brasileira”, disse a freira Deise Naibo, de 29 anos, há um ano em Roma.
Padre Tadeu Lima, um dos organizadores da caminhada em Roma (Foto: Juliana Cardilli/G1)Padre Tadeu Lima, um dos organizadores da caminhada em Roma (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Grupo de religiosos brasileiros em caminhada por Roma neste domingo (10) (Foto: Juliana Cardilli/G1)Grupo de religiosos brasileiros em caminhada por Roma neste domingo (10) (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Freira Deise Naibo, que participou da caminhada dos religiosos brasileiros em Roma (Foto: Juliana Cardilli/G1)Freira Deise Naibo, que participou da caminhada dos religiosos brasileiros em Roma (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário