28/05/2014
Número do dia: 3.967 escolas públicas da Paraíba não possuem biblioteca o que representa 83% do total
O maior déficit de bibliotecas está nas redes municipais, das 4.029 escolas dos municípios paraibanos, apenas 429 possuem bibliotecas, ou seja, precisam ser criadas 3.600 unidades.
Em 2010 entrou em vigor a lei federal 12.244, que obriga toda instituição brasileira de ensino a ter uma biblioteca até 2020. A lei praticamente impõe um desafio para escolas públicas da Paraíba, pois 83% delas não possuem bibliotecas. Se essas escolas quiserem cumprir a legislação, terão que criar pelo menos 1,6 bibliotecas por dia nos próximos seis anos.
Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que das 4.817 escolas públicas da Paraíba, 3.967 não possuem biblioteca.
Em relação às escolas estaduais, o número de biblioteca cresce um pouco, 53% das unidades já possuem bibliotecas, ou seja, de total de 788 escolas do estado, 421 atendem a necessidade. Até 2020, cerca de 660 bibliotecas escolares terão de ser implantadas anualmente. A lei ainda determina que o acervo mínimo seja de um título por aluno matriculado.
De acordo o presidente da Associação de Bibliotecários da Paraíba, Marcos Paulo, os baixos percentuais de cobertura levam a categoria a não acreditar que a lei no estado não será cumprida até 2020. “Já solicitamos uma audiência com a secretária de educação do Estado para cobrar que seja realizado um planejamento para que seja cumprida a lei”, informou.
Marcos Paulo disse que esse déficit de biblioteca no estado é preocupante, pois afeta o aprendizado do aluno. “Como que um aluno de ensino médio vai entrar no nível superior conhecer um romance e saber fazer uma interpretação de texto. A leitura está presente até em disciplina como matemática”, ressaltou.
No Brasil precisam ser construídas 130 mil bibliotecas para cumprir a Lei. Atualmente, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca. Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia.
Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico.
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