quarta-feira, 28 de maio de 2014

28/05/2014
Número do dia: 3.967 escolas públicas da Paraíba não possuem biblioteca o que representa 83% do total
O maior déficit de bibliotecas está nas redes municipais, das 4.029 escolas dos municípios paraibanos, apenas 429 possuem bibliotecas, ou seja, precisam ser criadas 3.600 unidades.
biblioteca
Em 2010 entrou em vigor a lei federal 12.244, que obriga toda instituição brasileira de ensino a ter uma biblioteca até 2020. A lei praticamente impõe um desafio para escolas públicas da Paraíba, pois 83% delas não possuem bibliotecas. Se essas escolas quiserem cumprir a legislação, terão que criar pelo menos 1,6 bibliotecas por dia nos próximos seis anos.

Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que das 4.817 escolas públicas da Paraíba, 3.967 não possuem biblioteca.

Em relação às escolas estaduais, o número de biblioteca cresce um pouco, 53% das unidades já possuem bibliotecas, ou seja, de total de 788 escolas do estado, 421 atendem a necessidade. Até 2020, cerca de 660 bibliotecas escolares terão de ser implantadas anualmente. A lei ainda determina que o acervo mínimo seja de um título por aluno matriculado.

De acordo o presidente da Associação de Bibliotecários da Paraíba, Marcos Paulo, os baixos percentuais de cobertura levam a categoria a não acreditar que a lei no estado não será cumprida até 2020. “Já solicitamos uma audiência com a secretária de educação do Estado para cobrar que seja realizado um planejamento para que seja cumprida a lei”, informou.

Marcos Paulo disse que esse déficit de biblioteca no estado é preocupante, pois afeta o aprendizado do aluno. “Como que um aluno de ensino médio vai entrar no nível superior conhecer um romance e saber fazer uma interpretação de texto. A leitura está presente até em disciplina como matemática”, ressaltou.

No Brasil precisam ser construídas 130 mil bibliotecas para cumprir a Lei. Atualmente, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca. Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia.

Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário