quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15/10/2014 

Produtores de abacaxi de Sapé, na Paraíba, têm boa colheita este ano

Experiência bem sucedida foi mostrada no quadro Paraíba Rural.
Paraíba é a maior produtora de abacaxi do país, diz Emater.

Do G1 PB
Os produtores de abacaxi de Sapé, na Mata Paraibana, estão tendo melhores resultados na colheita este ano. A experiência dos agricultores foi mostrada no quadro Paraíba Rural desta quarta-feira (15), exibido no Bom Dia Paraíba. Além de conseguirem preços melhores, eles esperam uma produção maior que a safra passada.

O agricultor Antônio Targino, junto com a família, tem 20 hectares plantados. Cada hectare produz cerca de 29 mil abacaxis e metade já está pronta para colheita. O principal comprador está em Itabuna, no sul da Bahia. O trabalho começa logo cedo na plantação, quando os 14 trabalhadores carregam balaios pesados durante seis horas, até o caminhão ficar pronto para a viagem.
O abacaxi é colhido 10 dias antes de amadurecer, uma vez que o produto leva dois dias para chegar ao destino e mais uma semana para ser vendido ao consumidor final.

O pico da colheita do abacaxi é nos meses de novembro e dezembro, mas as chuvas generosas deste ano anteciparam a retirada da fruta e eliminaram alguns custos da produção. “Esse ano, até agora, a gente não trabalhou com irrigação ainda. Já ajuda muito no custo porque a despesa cai e sobra uma coisinha mais pro agricultor”, comentou Antônio Targino.

Na safra atual de Sapé, 70% dos abacaxis chegaram ao tamanho ideal exigido pelo mercado e pesam a partir de 1,2kg. No ano passado, esse produto saia por R$ 1,30. Agora, os produtores conseguem vendê-lo a R$ 1,50, um aumento de 15% no lucro. O abacaxi que não cresce muito subiu de 40 para 60 centavos, um acréscimo de 50%.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), a Paraíba é a maior produtora de abacaxi do país. A variedade do produto presente em 90% das lavouras do estado é o pérola, que tem formato de cone e é um dos mais doces.
A Paraíba vende para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. “Nós temos condiçõe de solo, de clima, e isso nos dá realmente a propriedade para produzirmos o melhor abacaxi do Brasil”, disse o engenheiro agrônomo da Emater, Eliazar Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário