segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O MUNDO

Reuters
20/10/2014 

EUA fazem 12 ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria e Iraque

Seis ataques foram em Kobane e outros seis em Fallujah e Bayji.
França e Reino Unido ajudaram nos bombardeios.

Da Reuters
Ataque da coalizão liderada pelos EUA em Kobani nesta segunda-feira (20) (Foto: AP Photo/Lefteris Pitarakiis)Ataque da coalizão liderada pelos EUA em Kobani nesta segunda-feira (20) (Foto: AP Photo/Lefteris Pitarakiis)
Militares dos Estados Unidos realizaram seis ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico perto da cidade de Kobane, no domingo e segunda-feira (20), disse em comunicado o Comando Central dos Estados Unidos.
Forças norte-americanas, em coordenação com tropas em solo no Iraque, também realizaram seis ataques aéreos contra o grupo militante perto das cidades iraquianas de Fallujah e Bayji, com ajuda da França e doReino Unido, disse o Comando Central.
A cidade fronteiriça síria de Kobane suportou na manhã deste domingo (19) o mais feroz combate em dias depois que militantes doEstado Islâmico atacaram forças curdas com morteiros e carros-bomba, disseram fontes na localidade e um grupo de monitoramento do conflito.
O Estado Islâmico, que controla vastas regiões na Síria e Iraque, disparou 44 morteiros na localidade no sábado, alguns dos quais caíram sobre a vizinha Turquia, disse o grupo ativista Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede no Reino Unido. Os rebeldes lançaram quatro morteiros a mais neste domingo, acrescentou o observatório.
A batalha de um mês para o controle de Kobane teve altos e baixos para ambos os lados. Há uma semana os curdos advertiram que a captura da cidade era iminente, e uma coalizão liderada pelos Estados Unidos intensificou seus ataques contra o Estado Islâmico, que deseja tomar a cidade para consolidar sua influência no norte da Síria.
A coalizão vem bombardeando alvos do Estado Islâmico no Iraque desde agosto e estendeu sua campanha para a Síria em setembro, após o grupo rebelde, adepto de uma interpretação fundamentalista do Islã, realizar progressos consideráveis ​​no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário