terça-feira, 23 de abril de 2013


23/04/2013 07h42 - Atualizado em 23/04/2013 07h53
Casos de raiva humana chamam atenção de Secretaria de Saúde do PI
Homem morreu com a doença após ser mordido por um macaco, em abril.
Piauí não registrava morte em decorrência de raiva há mais de 12 anos.
Do G1 PI

Comente agora
Casos de raiva humana tem chamado atenção dos especialistas em saúde ambiental no estado. No início do mês de abril, um homem de 32 anos morreu depois de ser mordido por um macaco na cidade de Parnaíba, no Norte do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) há mais de 12 anos o Piauí não registrava nenhuma morte em decorrência de raiva, mas de 2010 há 2013, nove casos da doença foram notificados e um foi confirmado.
Para o coordenador de vigilância em Saúde da Sesapi, Inácio Lima, a morte do paciente causa preocupação e alerta para a prevenção da doença no estado. “A pessoa foi atacada por um macaco e depois de 20 dias foi internado e transferido para receber tratamento em Teresina, mas não resistiu e morreu. O caso põe em alerta a secretaria que já estuda medidas para conter um possível avanço do vírus que causa a doença”, disse Lima.
Segundo Inácio Lima, a raiva é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central e se multiplica nas glândulas de saliva, dali sendo eliminado. O contágio se dá pela saliva do animal que está com a infecção, principalmente pela mordida, mas pode ocorrer por arranhadura ou lambedura.
De acordo com o coordenador, para evitar o contágio, as pessoas devem vacinar seus animais domésticos, cães e gatos, além de não ter contato com animais silvestres. “A doença pode se manifestar em vários animais, em 2012, por exemplo, foram detectados o vírus em seis vacas e em um jumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário