quinta-feira, 5 de março de 2015

05/03/2015
CRM-PB realiza 347 fiscalizações em 2014 e comprova precariedade na Atenção Básica

Das unidades fiscalizadas ano passado, 14 foram interditadas eticamente por não possuírem estrutura mínima o atendimento adequado à população.
 Por: Viviane Carvalho



CRM-PB
No ano de 2014, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizou 347 fiscalizações em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, dentre outros. Dos 223 municípios paraibanos, 83 foram visitados pelo Departamento de Fiscalização. Destas 347 fiscalizações, 198 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde da Família. De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Morais, a situação observada no ano que passou é de precariedade. “As unidades de saúde da Paraíba vivem um verdadeiro clima de guerra e caos”, disse.


Das unidades fiscalizadas ano passado, 14 foram interditadas eticamente por não possuírem estrutura mínima o atendimento adequado à população. “Na Paraíba, não há nenhum serviço de saúde que esteja 100% em perfeito estado de funcionamento. Infelizmente, faltam recursos e uma política de saúde adequada”, completou o diretor de fiscalização.
Em agosto de 2014, por exemplo, o CRM-PB interditou a UBSF Violeta, na zona rural do município de Araçagi, a 65 km de João Pessoa. Foram identificadas diversas irregularidades, como a contaminação da água com coliformes fecais e a falta de privacidade para o atendimento médico de pacientes. Também foram verificados a falta de formulários de notificação de receitas controladas, balança antropométrica, biombo, cadeiras para acompanhantes, cestos de lixo, escada de dois degraus, lanterna clínica, negatoscópio, otoscópio e oftalmoscópio. A interdição da UBSF de Araçagi foi a primeira realizada pelo CRM-PB obedecendo a Resolução CFM n° 2062/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário