terça-feira, 16 de julho de 2013


terça-feira, 16 de julho de 2013


Paraibano vai ficar perto do Papa e representa o NE na Jornada Mundial da Juventude

terça-feira, 16 de julho de 2013


Paraibano vai ficar perto do Papa e representa o NE na Jornada Mundial da Juventude
Maxwell Pereira
As dioceses paraibanas devem enviar mais de 2,1 mil jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 deste mês, no Rio de Janeiro. O número pode ser ainda maior, haja vista que muitos outros estão indo participar deste momento por conta própria. Um paraibano, Maxwell Pereira, foi escolhido como o jovem que irá representar o Nordeste e ficar mais próximo do Papa Francisco. A preparação para a JMJ, já começou, com a Semana Missionária que acontece em todas as dioceses do País. Hoje, em João Pessoa, será realizada uma missa às 17h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.
O coordenador da Juventude da Arquidiocese da Paraíba, padre Pedro Targino estimou que mais de 1.500 jovens paraibanos deverão participar da JMJ. “A maioria dos jovens vão em missão pela renovação carismática. Esses jovens vão ser recebidos em casas de acolhimento de famílias cariocas e também poderão ficar abrigados em ginásio, escolas, universidade, além de pousadas e hotéis. A maioria viajará de avião, mas também sairão muitas caravanas de ônibus para o evento”, contou.
O arcebispo Dom Aldo Pagotto disse que os jovens paraibanos precisarão ter muita fé e coragem para participar da JMJ. “A expectativa da participação dos jovens da Arquidiocese da Paraíba no evento é que seja bastante produtiva e que eles retornem, desse importante encontro com o papa, animados para trabalharem nas várias ações de evangelização existentes em nossa diocese”, declarou.
O organizador da caravana ‘Juventude Santa’ da Paróquia São José, Cleoder Lúcio Ribeiro, explicou que levará 40 jovens para participar do evento. “Iremos em missão de evangelizar a população carente que vive em comunidades no Rio de Janeiro. É por amor, pela fé e esperança que todos estão engajados nessa causa. Almejamos um mundo sem violência onde exista amor”, declarou. Ele completou explicando que mais de 10 caravanas deverão sair da Capital. O grupo viajará de ônibus no próximo dia 22.
Campina Grande deve levar 500
Em Campina Grande, a Semana Missionária prossegue até o próximo sábado. A coordenadora de Comunicação da Diocese, Márcia Araújo, informou que cerca de 500 jovens de 51 paróquias integrantes da Diocese campinense estarão no evento.
Desde o último domingo, 22 católicos jesuítas de cinco nacionalidades estão hospedados no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Eles vieram à Paraíba para conhecer a realidade de comunidades rurais que integram o Polo da Borborema, no Agreste. O grupo fica na cidade até o próximo domingo e depois segue para o Rio de Janeiro, onde participará da JMJ.
A delegação é formada por jovens dos Estados Unidos, Índia, Taiwan, além de uma voluntária da Venezuela e do coordenador do grupo, o padre colombiano Alfedro Ferro. A partir de amanhã, a delegação será divida em três e participará de atividades feitas pelos trabalhadores rurais de Lagoa Seca, Massaranbua, Remígio, Campina Grande e Queimadas. “Vamos ter experiências práticas junto às comunidades, como a colheita. Também iremos realizar atividades espirituais. No domingo, vamos ao Rio, onde os jesuítas, se reunirão para compartilhar as experiências que tivemos pelo país ”, explicou o padre. (FELIPE MACÊDO)
Na Capital
Hoje, às 14h, acontecerá a Acolhida dos peregrinos, no Mosteiro de São Bento, no Centro da Capital. Nos dias 17 e 18, as atividades acontecem nas paróquias da Arquidiocese. Já no dia 19 acontecerá um Ato Público pela vida e pela paz, a partir das 15h, em frente à Catedral, e em seguida, às 17h, acontecerá uma missa com arcebispo Dom Aldo Pagotto.
Jovem de JP representará o Nordeste
Para o estudante Maxwell Bruno Pereira, de 20 anos, a Jornada Mundial da Juventude será emocionante, pois ele foi escolhido pela organização do evento como o representante do Nordeste para ter um encontro com o papa Francisco. “Ainda não está definido como será esse encontro, mas já fui informado que eu e mais quatro jovens de cada região do País iremos ficar em uma área reservada, em frente ao palco principal. Espero conseguir receber a benção do papa. Sem dúvida, será um momento de muita emoção”, disse. A indicação de Maxwell foi feita através do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica nacional.
Para conseguir custear a viagem, o estudante vendeu rifas, trufas e fez pedágios em vários pontos da Capital. Ele faz parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Valentina Figueiredo.
CG: arrastão missionário e shows
Em Campina Grande, o encerramento da Semana Missionária terá uma reunião com todas as paróquias. Pela manhã, ocorrerão ações sociais e em seguida um almoço comunitário. A partir das 15h, as paróquias se reunirão no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Catolé para a missa de encerramento. Após o ato litúrgico, os jovens participarão do “Arrastão Missionário”, durante o qual, os jovens carregarão réplicas dos símbolos da Jornada até o Parque do Povo. No local, serão realizados dois shows. O show católico será com Lívian Farias, enquanto o sanfoneiro Sussa de Monteiro e sua banda realizarão o show cultural.
Bispo de Campina
O bispo de Campina, Dom Manuel Delson Pedreira, será responsável por três rodadas de catequeses durante a JMJ e participará da concelebração presidida pelo Papa Francisco, no Santuário de Aparecida do Norte (SP).
Patos
Um total de 96 jovens, divididos em dois grupos, vai partir da região de Patos, para participar da JMJ. Segundo o padre Evandro Romero Diniz, coordenador do setor de juventude da diocese de Patos – que aglomera 38 municípios do Sertão –, a preparação dos grupos começou há vários meses, mas reforçou que mais jovens devem participar deste momento. “Muitos estão indo por conta própria”, lembrou.
Da Redação com Nayanne Nóbrega e Francisco José

Nenhum comentário:

Postar um comentário